Depois de renovar o T-Cross, seu SUV mais vendido (leia a avaliação), a Volkswagen prepara a reestilização do Nivus. O modelo está em fase de testes de rua e ainda roda com muita camuflagem, conforme mostram os recentes flagras publicados no Jornal do Carro. Agora, o projeto entra na reta final para o lançamento no último trimestre. Mas, embora seja apenas uma plástica, o VW Nivus 2025 promete trazer boas mudanças.
Para ilustrar, trazemos projeções do novo modelo feitas pelo designer Kleber Silva. A dianteira vai concentrar as mudanças, com influência dos modelos mais novos da marca. Por exemplo, a projeção foi feita com base no novo Jetta GLi, recém-lançado no México. Este, por sua vez, lembra a nova geração da perua Passat Variant, bem como os modelos elétricos da linha ID, como o SUV ID.4 e a Kombi elétrica ID.Buzz.
Com essas mudanças, o VW Nivus 2025 vai manter o estilo diferente e próprio em relação ao T-Cross. O mesmo será feito na traseira, que terá novo desenho de luzes de LEDs. A atualização será sutil, mas suficiente para deixa o modelo com aparência mais moderna. Já as laterais não devem trazer alterações, assim como as dimensões, que deverão permanecer iguais – com 4,26 m (comprimento), 1,75 m (largura), 1,49 m (altura) e 2,56 m de entre-eixos.
VW Nivus 2025 terá versão GTS
Conforme antecipamos no JC, o novo VW Nivus 2025 terá a versão GTS com tempero esportivo. O modelo ganhará o conjunto do Polo GTS, com motor 1.4 turboflex 250 TSI de até 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque máximo, e câmbio automático de seis marchas. Porém, para cumprir a próxima etapa da lei de emissões, o crossover deve receber ajustes no conjunto mecânico, assim como nas demais versões com motor 1.0 turboflex 200 TSI.
Estas, aliás, vão manter as nomenclaturas atuais. O mais básico é o Nivus Sense, que foca o público PCD com preço hoje de R$ 119.990. Depois vem o intermediário Comfortline e, no topo da gama, a versão Highline. Todas as três vêm com o motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 116 cv de potência com gasolina e até 128 cv com etanol. O torque máximo é de 20,4 mkgf com ambos os combustíveis e o câmbio é automático de seis marchas.
Nivus e T-Cross serão híbridos em 2025
Além da versão GTS, a Volkswagen também trabalha no sistema híbrido flex para os carros nacionais da marca. A tecnologia está na reta final de desenvolvimento e estreia no ano que vem. Assim, T-Cross e Nivus ganharão versões eletrificadas. A expectativa é de que o sistema seja micro híbrido com base no motor 200 TSI, para ter custo acessível. Dessa forma, cumprirá os novos limites de emissões que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2025. A ver.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!