Já está chegando a hora de o Volkswagen Nivus receber a sua primeira atualização. O facelift de meia vida do carro (em média, isso acontece a cada quatro anos) vem dando os primeiros indícios de que não deve demorar a estrear. A ideia é que isso aconteça até o fim deste ano – já como linha 2025. Afinal, começaram a pipocar os flagras do derivado do Polo pelas estradas do Brasil.
Desta vez, flagrado pelo perfil @placaverde, do Instagram, o modelo deixou escapar algumas mudanças que serão adotadas na linha 2025. As alterações serão sutis. A grade dianteira, por exemplo, vai ficar mais fina, portanto, seguindo os passos do irmão sedã Virtus. O acabamento da peça também deve ser diferente do modelo atual. O para-choque também ganhará alguns pitacos.
Na parte de trás, as lanternas, assim como o T-Cross, deverão ter novas disposições internas e serão iluminadas de uma ponta a outra. Embora não dê para notar pelos flagras, as rodas, claro, receberão novo design. Por fim, do lado de dentro, o Nivus deve ganhar novos materiais e acabamentos. Detalhes sobre incremento na lista de equipamentos ainda são desconhecidos.
Mecânica
Na parte mecânica, o Nivus manterá o 1.0 200 TSI. Nele, o três cilindros turbo gera 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com etanol. O torque fica em 20,4 mkgf com ambos os combustíveis. O câmbio também não muda, afinal, se mantém o automático de seis marchas.
Todavia, há informações de que a Volkswagen introduza a versão de entrada Sense ao portfólio. Nela, o mesmo motor 1.0 170 TSI, mas com menos potência (109 cv/116 cv e 16,8 mkgf), como no Polo.
E não para por aí. Especula-se que, para tentar um pouco mais de sucesso, a Volkswagen esteja planejando uma versão GTS para o Nivus. Nela, além de visual incrementado, há a inclusão do motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 mkgf, bem como do câmbio automático de seis marchas, que vêm do Polo GTS.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!