Há exatos 8 meses, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) realizou bateria de testes com o Volkswagen Polo, o que rendeu três estrelas ao hatch. Agora, para fins de testes de auditoria, o órgão avaliou a versão de entrada Track do modelo. O objetivo, a princípio, consiste em confirmar se ambos os modelos têm o mesmo desempenho. A resposta foi positiva, afinal, a configuração mais barata permanece com o mesmo nível de segurança constatado nos exames realizados anteriormente.
O Volkswagen Polo Track é, a princípio, produzido em uma fábrica diferente das demais configurações – respectivamente, Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo. Desse modo, o Latin NCAP sugeriu repetir o ensaio. Portanto, o Polo Track passou por testes de impacto frontal, impacto lateral de poste, controle eletrônico de estabilidade, teste do alce e proteção de pedestres. Os resultados, contudo, se equipararam aos do Novo Polo testado em 2022, considerando as tolerâncias permitidas.
De acordo com o órgão, a única diferença encontrada foi uma atualização na cor do peito no teste de impacto lateral de poste – alterada de amarelo para laranja. Assim, oferece proteção marginal. Veja o vídeo:
O Polo Track, em síntese, por ter apenas quatro airbags, coloca em xeque a proteção para crianças. Desse modo, registrou 73% na proteção para adultos e 71% para crianças. Em relação aos sistemas de segurança, contudo, levou 58%. Veja, abaixo, a íntegra do relatório do Latin NCAP:
Ocupante adulto (73%):
Impacto frontal: a proteção oferecida à cabeça, pescoço e tórax do motorista e do passageiro foi boa. Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção boa. As canelas do motorista receberam proteção adequada e boa e do passageiro apresentaram proteção boa. A área dos pés foi considerada estável e simétrica no lado do passageiro e do motorista. A estrutura foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas.
Impacto lateral: cabeça, abdômen, pélvis receberam boa proteção, e o tórax recebeu proteção adequada.
Impacto lateral de poste: a cabeça e pelve receberam boa proteção, o tórax recebeu proteção marginal e o abdômen proteção adequada.
Whiplash: mostrou boa proteção para o pescoço. UN R32: o veículo atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro. AEB City: O veículo nem oferece o AEB City como opcional. Folha de resgate: o conteúdo da folha de resgate está de acordo com os requisitos do Latin NCAP.
Passageiro criança (71%):
O dummy de três anos, em síntese, foi instalado voltado para trás usando ancoragens Iofix e pé de apoio; sendo capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal a proteção foi boa. O dummy de um ano e meio, todavia, ficou voltado para trás usando ancoragens Isofix e pé de apoio, sendo capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal a proteção foi total.
Impacto lateral: ambos os CRS, a princípio, ofereciam proteção total. Alguns dos SRIs avaliados para a instalação não passaram. O carro tem ancoragens Isofix padrão e as instruções estão de acordo com os requisitos do Latin NCAP e I-size. O veículo, ademais, oferece cintos de 3 pontos em todas as posições. A sinalização de advertência do airbag quando um SRI é instalado no banco dianteiro está, portanto, em conformidade com os requisitos do Latin NCAP. O veículo tem desativação manual do airbag do passageiro.
Pedestres e usuários vulneráveis na via (51%):
O veículo está em conformidade com o regulamento UN127 de proteção de pedestres. O veículo apresentou níveis de proteção marginais e boa na maioria das áreas. A parte superior da perna teve, todavia, proteção marginal; e boa proteção para a parte inferior da perna. AEB – Usuários vulneráveis de estradas: Não disponível.
Sistemas de assistência à segurança (58%):
Aviso de Cinto de Segurança (SBR): o veículo oferece Aviso de Cinto de Segurança em todos os assentos. ESC: o veículo oferece ESC padrão. A velocidade máxima do teste de alce foi de 95km/h para o cenário ADAC e 70 km/h para o cenário de teste do consumidor. Limitador de velocidade (SAS): o veículo não oferece um limitador de velocidade. Detecção de ponto cego (BSD): o veículo não oferece BSD. Sistema de Suporte de Pistas (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED): o veículo não tem essas tecnologias. AEB Interurbano: o veículo, por fim, não proporciona AEB Interurbano.
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