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Novo VW Polo ganha três estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP
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Novo VW Polo ganha três estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP

Latin NCAP também fez testes de impacto com os sedãs Toyota Corolla e a versão indiana do Volkswagen Virtus, que levaram cinco estrelas cada

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

02 de dez, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Latin NCAP
Para executivo do Latin NCAP, Volkswagen Polo deve visar cinco estrelas
Crédito:Latin NCAP/Divulgação

O fim do ano está chegando, mas os trabalhos no Latin NCAP não param. Desta vez, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe realizou nova bateria de testes de colisão e, assim, deu três estrelas para o Volkswagen Polo. De acordo com o órgão, os sedãs Toyota Corolla e Volkswagen Virtus ganharam cinco estrelas máximas de segurança. Mas nem tudo tem a ver com o mercado brasileiro (entenda mais abaixo).

As três estrelas do novo Polo não chegam em boa hora. Afinal, na tentativa de substituir o Gol, o modelo teve uma espécie de relançamento no Brasil. Agora, está mais “pelado” e barato e, assim, concorre em uma categoria abaixo – rivaliza com Chevrolet Onix e Hyundai HB20, por exemplo. Ou seja, com segurança mediana fica ainda mais difícil alcançar a concorrência.



Como o VW tem quatro airbags (dois frontais e dois laterais) e controle de estabilidade de série, alcançou 73,21% de proteção para ocupantes adultos. No mais, atingiu 71,33% em ocupante infantil, 51,41% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, e 58,14% em assistência à segurança. De acordo com o órgão, a indisponibilidade de tecnologias de assistência à direção e de airbags de cortina impediu o modelo a alcançar classificação melhor.

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Hatch precisa de melhorias

“Embora o desempenho de três estrelas do novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas. Especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, defende Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Conforme as coordenadas do Latin NCAP, o modelo foi testado em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e controle de estabilidade (veja o vídeo abaixo).


Longe do Brasil, mas foi bem

Mas se o Volkswagen Polo não teve tanto êxito, o irmão Virtus se deu bem. A quinta bateria deste ano do Latin NCAP conferiu cinco estrelas ao sedã. Entretanto, o modelo avaliado pelo órgão é feito na Índia. Conforme contamos no Jornal do Carro, o Virtus nacional será reestilizado no início de 2023 seguindo os passos do indiano. Mas, tal como o Polo, vai descer um degrau para ocupar a vaga do Voyage. E, assim, assumirá o posto de sedã de entrada da VW no Brasil.

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Latin NCAP/Divulgação

De volta aos testes de colisão, o novo Virtus – com seis airbags e controle de estabilidade – atingiu 92,35% de proteção para ocupante adulto, 91,84% para ocupante infantil, 53,09% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 84,98% em assistência à segurança. O modelo também passou por testes de impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres. Acrescentou, no entanto, frenagem autônoma de emergência na cidade em alta velocidade, e controle de estabilidade.


Corolla repete as cinco estrelas

Com produção brasileira, o Toyota Corolla repetiu as cinco estrelas conquistadas em 2019. Como itens de série, o modelo tem sete airbags e controle de estabilidade. Desse modo, obteve 83,31% em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança.

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Latin NCAP/Divulgação

Para Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP, a classificação cinco estrelas de Virtus e Corolla “constitui um exemplo para outros fabricantes da região que continuam a nos vender a segurança como um luxo”. Ele conclui dizendo que é necessário haver rotulagem que mostre, nos veículos, as estrelas do Latin NCAP para, assim, oferecer mais um instrumento de apoio ao consumidor.


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