Fim do mistério. Tera é o nome do novo SUV de entrada que a Volkswagen vai lançar no Brasil no primeiro semestre de 2025. A revelação do batismo vem pouco mais de um mês após a marca começar a revelar o seu futuro modelo durante Rock in Rio, no Rio de Janeiro, em setembro. A VW lançou um desafio no festival de música para ver quem acertava o nome. E publicou vídeos feitos por IA nas redes sociais brincando com os palpites.
Próximo de ganhar produção na fábrica de Taubaté (SP), o VW Tera tem lançamento previsto para a primeira metade do próximo ano. As vendas devem começar entre abril e junho. O modelo será o quinto SUV da marca no País e o mais acessível – posicionado, portanto, abaixo do novo Nivus e do T-Cross, atual líder de vendas da categoria. No mercado, vai disputar vendas contra Fiat Pulse e Renault Kardian, bem como com o futuro SUV da Chevrolet.
O que sabemos sobre o novo VW Tera
Em fevereiro deste ano, a Volkswagen anunciou investimentos de R$ 16 bilhões para lançar 16 carros no Brasil até 2028. Alguns já eram esperados, como a picape Tarok, por exemplo. Mas entre reestilizações, novas gerações e produtos inéditos, com produção nacional ou importados, a montadora afirmou que teria quatro modelos inéditos.
Assim, além da Tarok, que será feita em São José dos Pinhais (PR), dois deles sairão da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). E o SUV VW Tera – chamado até então de Projeto VW 246 – sairá da unidade de Taubaté, no interior paulista.
Nas versões mais baratas, o novo SUV deverá trazer o motor 170 TSI, ou seja, o mesmo 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 mkgf já presente na linha Polo. Além disso, pode ter uma configuração mais cara com o 1.0 turbo 200 TSI, que gera 128 cv e 20,4 mkgf. Por fim, o VW Tera receberá depois o sistema híbrido leve de 48V. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, conforme a configuração.
Em relação aos preços, o novo SUV deverá começar em torno de R$ 110 mil. Dessa forma, terá certa distância para o Nivus 2025, que parte de R$ 136.990 – mas que ganhará em breve a versão de entrada Sense com preço menor. Seja como for, o modelo de entrada terá acabamento mais simples que o do irmão. Já o visual terá inspiração no Tiguan europeu, com uma grade dianteira robusta e faróis estreitos com contornos modernos de LEDs.