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VW terá picape rival de Fiat Toro e mais 15 novos carros no Brasil
Mercado

VW terá picape rival de Fiat Toro e mais 15 novos carros no Brasil

Com anúncio de investimentos, montadora alemã confirma 16 produtos novos para o mercado brasileiro, entre eles a picape, e plataforma híbrida

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

02 de fev, 2024 · 7 minutos de leitura.

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Picape Tarok
Tarok será produzida em São José dos Pinhais (PR)
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Faz anos que boatos no setor automotivo afirmam que a Volkswagen lançaria no Brasil uma picape intermediária para concorrer com a Fiat Toro. Mas enquanto as concorrentes se mexeram, com a Ford trazendo a Maverick ao País e até a Ram, conhecida por suas caminhonetes grandalhonas, apresentando a Rampage como um produto inédito feito aqui, a alemã nunca tirou o projeto do papel.

Agora, entretanto, as especulações devem se confirmar. Ao anunciar um novo aporte de investimentos para o mercado brasileiro, que passa a totalizar R$ 16 bilhões até 2028, a VW também confirmou 16 novos carros que estrearão por aqui nesse período. 



E um deles será uma picape feita em São José dos Pinhais (PR). Como a produção da Amarok continuará na Argentina e a da Saveiro será mantida na fábrica da Anchieta (São Bernardo do Campo), é praticamente certo que a aguardada Tarok venha aí.

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Apresentada como conceito no Salão do Automóvel de 2018, a picape intermediária acabou sendo deixada de lado. Isso por conta de outros projetos prioritários e pela pandemia da Covid-19. Havia ainda rumores de que ela seria produzida também no país vizinho, mas a VW descartou a possibilidade. Seis anos depois, com a confirmação de uma caminhonete feita aqui, a marca alemã finalmente deve entrar nesse segmento, ainda que com certo atraso.

Volkswagen/Divulgação

Carros inéditos da VW

A Volkswagen confirmou 16 novos produtos para o mercado brasileiro até 2028. Ou seja, além da picape, outros 15 carros serão lançados aqui, entre reestilizações, novas gerações e produtos inéditos, sejam eles feitos no País ou importados. O que de concreto a montadora anunciou foram quatro modelos totalmente novos. Dois sairão da fábrica da Anchieta, um de Taubaté, além da Tarok no Paraná.


E ao que tudo indica, híbridos flex serão tendência no Brasil. Depois de a GM anunciar investimentos para entrar nesse segmento, a VW também terá sua plataforma MQB Hybrid. De acordo com a empresa, essa arquitetura receberá ainda uma nova transmissão e sistemas de condução semiautônoma mais avançados. É certo dizer que diversos carros usarão essa plataforma, incluindo novas gerações de veículos já existentes aqui. Entretanto, o CEO da marca, Ciro Possobom, afirmou que haverá um modelo inédito somente a combustão.

Outra novidade confirmada pela VW é um novo motor mais eficiente feito na fábrica de São Carlos, interior de São Paulo, para os conjuntos híbridos. Há pouco mais de dois meses, a informação já havia sido vazada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, de que um propulsor 1.5 TSI ocuparia o lugar do atual 1.4 turboflex, que será aposentado.

carros
Motor1 Argentina/Reprodução

Outros modelos que devem vir por aí

Pouco se sabe ainda sobre as outras novidades de que a VW prepara para o nosso mercado. O primeiro modelo a receber o trem de força híbrido, contudo, será o Taos, em 2025. O SUV passará por uma reestilização de meia vida e deverá estrear a plataforma feita aqui.

Outro modelo confirmado é a nova Amarok 2025, feita na Argentina. A picape média, entretanto, não terá uma nova geração, apenas passará por uma reestilização profunda, além de receber novos equipamentos. Também não está descartada a ideia de um novo carro de entrada, algo na linha de Fiat Mobi e Renault Kwid, já que o grande volume de vendas está nas opções mais baratas, segundo Possobom.

VW id.7
Volkswagen/Divulgação

O executivo também confirmou que a VW terá novos veículos elétricos por aqui, embora não tenha entrado em detalhes sobre nenhum modelo específico. Prováveis candidatos são o compacto ID.2, que deve estrear mundialmente no ano que vem, e o sedã ID.7, sucessor do Passat. A montadora estuda ainda produzir baterias e carros elétricos no Brasil.

Mas o queridinho dos fãs de Volkswagen também não será esquecido. Há grandes chances de o Golf voltar ao mercado nacional. Apenas importado, claro. Entretanto, ainda não se sabe com que roupagem, já que o hatch pode desembarcar aqui em versão tradicional, híbrida, esportiva ou mesmo elétrica.

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