Até 2018, os sedãs compactos eram peças-chave para as marcas de carros no mercado brasileiro. Não por acaso, os modelos mais vendidos, como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S, foram desenvolvidos localmente, com foco no Brasil. Mas os SUVs tomaram a dianteira. Em 2022, já respondem por cerca de metade das vendas de 0-km no País. É por isso que o novo Volkswagen Virtus recebe sua renovação lá na Índia.
Do outro lado do mundo, a marca alemã revelou a reestilização do sedã, que, agora, tenta se descolar um pouco do irmão Polo, para tentar fisgar clientes do antigo Jetta, que foi feito no País e importado do México. Com a disparada dos preços dos carros, o Virtus agora tem preços até a faixa dos R$ 150 mil na versão topo de linha GTS com motor 1.4 turbo flex.
O que mudou?
O novo Virtus exibe dianteira e traseira renovadas, bem como um interior mais tecnológico e conectado. As alterações não chegam a radicalizar o visual do sedã, mas trazem ar de novidade, com base nas linhas mais recentes da VW. A estratégia é semelhante à da Honda com a nova geração do City, que ficou mais tecnológico e chique para suceder o Civic.
A atualização de meia vida, que certamente influenciará o modelo vendido no Brasil, tem como destaque a dianteira com novos faróis totalmente iluminados com luzes de LEDs. O conjunto leva dois projetores e luzes diurnas. A grade ficou mais fina e tem acabamento em preto brilhante com filetes cromados. Já o para-choques tem linhas que lembram o irmão Nivus, com entradas de ar mais largas que abrigam as luzes de neblina.
Na parte de trás, o sedã compacto da Volkswagen tem lanternas atualizadas. O formato da lente é o mesmo, mas com novo desenho interno de luzes. O para-choques agora tem acabamento na cor preta e frisos cromados na parte inferior. Por fim, a tampa do porta-malas – que mantém os 521 litros – tem aerofólio preto e leva o nome “Virtus” na base da tampa.
Da porta para dentro
O novo Virtus apresenta mudanças também no acabamento e painel. Destaque para o novo volante, alavanca de câmbio e os comandos do ar-condicionado digitais. Por fim, acabamento e layout do painel tentam transmitir mais sofisticação. Cabe salientar que a VW disponibilizou apenas imagens internas da configuração GT, com foco na esportividade.
Em relação a lista de equipamentos, o Virtus 2023 indiano tem carregador de smartphone por indução, teto solar elétrico, bancos dianteiros ventilados, painel de instrumentos digital de 8″ e central multimídia de 10″ com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Na segurança, traz seis airbags e controle de estabilidade.
O Virtus 2023 conta com motores 1.0 turbo de três cilindros e 114 cv e, na versão GT, o 1.5 TSI Evo, com 150 cv de potência. Os torques máximos são de 17,8 mkgf e 25,5 mkgf, respectivamente. Vale destacar que o motor 1.5 turbo é combinado ao câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem – tem a tecnologia de desativação de cilindros, que poupa combustível.
A Volkswagen ainda não fala sobre a estratégia do Virtus no Brasil, onde o modelo roda em testes. Mas é possível que, com o fim do Voyage 1.6 MSI (por causa do Proconve L7), o sedã do Polo expanda seu papel e também atue em uma faixa de preço mais acessível. Além do novo Virtus, a VW prepara no Brasil também a reestilização do Polo. A dupla deve estrear no Brasil a versão conectada da multimídia VW Play.