O Yaris Cross é uma das grandes apostas da Toyota para o Brasil. E mesmo um pouco distante do lançamento, já é certo que o modelo começará a ser produzido em dezembro de 2024 na fábrica de Sorocaba (SP). Quem confirmou a informação foi o presidente da marca no País, Rafael Chang, durante o Congresso AutoData Perspectivas 2024.
Durante o evento, o executivo confirmou que todos os carros da Toyota terão uma versão eletrificada. Essa estratégia, aliás, caberá para o Yaris Cross. Afinal, o SUV terá opção híbrida flex, além da convencional a combustão. “Acho importante lembrar que nosso índice de eletrificação está aumentando, porque não é o futuro, é o presente. Para nós, mais do que uma nova tecnologia pois existe uma real redução de carbono”, disse Chang.
Yaris Cross terá opção híbrida flex
Seja como for, a Toyota espera que o Yaris Cross ajude no crescimento sustentável da marca no mercado. De acordo com Rafael Chang, a meta é aumentar para 12% de participação na América Latina.
Posicionado abaixo do Corolla Cross, o terceiro híbrido flex da Toyota será feito na plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA. Quando se fala em dimensões, o SUV terá 4,31 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. As medidas são bem próximas às de um Hyundai Creta, por exemplo.
Planos da Toyota
Chang também falou sobre os próximos passos da Toyota no Brasil, que ainda são incertos. No entanto, o presidente confirmou que não faz parte dos planos da marca nacionalizar o motor híbrido flex. E o motivo é falta de escala. No entanto, deixou claro que essa estratégia pode mudar no futuro, conforme a demanda aumente, bem como a produção nacional de componentes no País.
Além disso, a montadora planeja tirar do papel um sistema híbrido flex plug-in (PHEV). Ou seja, que recarrega em tomadas. Mas, o CEO não indicou nenhuma data para o feito. Por fim, Chang também admitiu que há um estudo em andamento para entender se a linha Yaris continuará ou não no mercado brasileiro. Ou seja, existe muito para acontecer no ano que vem.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!