Mais uma marca chinesa está de “malas prontas” para desembarcar no mercado brasileiro. A Zeekr, fabricante de carros elétricos que pertence ao grupo Geely (o mesmo da Volvo e da Lotus) vai começar a operar no País ainda neste ano, mais precisamente no quarto trimestre – ou seja, entre outubro e dezembro. Os dois primeiros carros que estrearam por aqui também estão definidos: o crossover 001 e o SUV compacto X, que já foi até flagrado rodando pelas ruas de São Paulo.
O objetivo da montadora, é brigar no segmento premium no Brasil, rivalizando com marcas como Mercedes-Benz e Porsche, de acordo com executivos da empresa. O 001, por exemplo, será rival do Taycan, enquanto o X deverá ter como principal concorrente o Volvo EX30, com quem divide a plataforma, aliás.
Como é o Zeekr 001
Com 4,97 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,56 m de altura e 3 m de entre-eixos, o Zeekr 001 é vendido em três versões no mercado chinês. Duas delas têm tração integral, com um motor em cada eixo, que rendem 789 cv de potência e 82,6 mkgf de torque combinados. Há ainda uma com tração traseira de 421 cv e 44,9 mkgf. Todas estarão disponíveis no Brasil.
As opções com dois motores aceleram até os 100 km/h em 3,3 segundos, enquanto a que traz o propulsor único cumpre a marca em 5,9 segundos. Em todas as configurações, contudo, a velocidade máxima é de 240 km/h, limitada eletronicamente.
O grande destaque do modelo, que tem arquitetura de 800 volts, é a rapidez na recarga. As baterias de 95 kWh carregam de 10% a 80% em pouco mais de 11 minutos. Isso, a princípio, confere ao veículo o título de carregamento mais rápido do mundo. Além disso, o 001 suporta carregamento do tipo V2V, ou veículo para veículo.
Na lista de equipamentos há itens como tela central sensível ao toque com 15,4″ e atualização remota, head-up display, teto panorâmico e sistema de suspensão pneumática ativa.
Conheça o Zeekr X
Já o Zeekr X, que tem o mesmo conjunto do Volvo EX30, tem 4,45 metros de comprimento e 2,75 metros de entre-eixos. O design é bem diferentão, misturando linhas mais arredondadas com recortes de linhas angulares, janelas sem molduras e faróis pequenos e verticais.
Assim como o 001, há duas versões para o SUV compacto, com tração integral ou traseira. A primeira traz dois motores que entregam 428 cv de potência e 55,4 mkgf de torque combinados e acelera de 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos. Já a segunda tem 272 cv e 39,2 mkgf, além de chegar aos 100 km/h em 5,8 segundos.
Por dentro, o X traz algumas curiosidades, com tela da central multimídia que se desloca para a frente do passageiro dianteiro, compartimento térmico entre os bancos com variações de temperatura de 50oC a -50oC e banco do passageiro que se transforma em uma poltrona, por exemplo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!