Você está lendo...
Flagra: Zeekr X, irmão chinês do Volvo EX30, é clicado em SP
Notícias

Flagra: Zeekr X, irmão chinês do Volvo EX30, é clicado em SP

Zeekr X tem duas versões de acabamento e potência de 272 cv (tração traseira) ou 428 cv, com dois motores elétricos e tração integral

Vagner Aquino, especial para o Estadão

10 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Zeekr X
Chinês que divide plataforma com Volvo EX30 vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos na configuração topo de linha
Crédito:Exotics Diplomatics/Placa Verde/Instagram/Reprodução

A partir do segundo semestre de 2024, a chinesa Zeekr passará a operar no Brasil. Prima da Volvo, a fabricante de modelos premium com propulsão elétrica também pertence ao grupo Geely. Por aqui, estreia com dois modelos: o crossover 001 e o SUV compacto X. Este último, aliás, já está no Brasil. Foi flagrado rodando pela Marginal Pinheiros, em São Paulo, pelos perfis Placa Verde e Exotic Diplomatics.



Apresentado ao mundo em fevereiro do ano passado, o Zeekr X, a exemplo do Volvo EX30 (com quem divide a plataforma SEA, que vem de Sustainable Experience Architecture), chegará por aqui para atuar no segmento premium. Como características básicas, tem duas versões. Ambas, no entanto, utilizam bateria de 66 kWh com química de Níquel Manganês Cobalto (NMC).

Zeekr X
Exotics Diplomatics/Placa Verde/Instagram/Reprodução

Publicidade


Potência e tração

No modelo de entrada, (preços ainda desconhecidos) tem tração traseira, já a topo de linha tem tração integral. A primeira traz motor de 272 cv e 39,2 mkgf, além de chegar aos 100 km/h em 5,8 segundos. A segunda, no entanto, oferece dois motores que entregam 428 cv de potência e 55,4 mkgf de torque combinados e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Em medidas, o carro tem 4,45 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,57 m de altura e, por fim, 2,75 m de entre-eixos. O design é bem exótico, misturando linhas mais arredondadas com recortes angulares. As janelas não têm molduras e os faróis têm formato pequeno e vertical.

Exotics Diplomatics/Placa Verde/Instagram/Reprodução

Das portas para dentro, o X traz algumas curiosidades, como tela da central multimídia que se desloca para a frente do passageiro dianteiro, compartimento térmico entre os bancos com variações de temperatura de 50 graus a -50 graus, e banco do passageiro que se transforma em uma poltrona, por exemplo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião