Para comemorar o dia mundial do Fusca, o canal de filmes por assinatura Telecine vai fazer uma série de vídeos em homenagem ao querido modelo. Cinco unidades selecionadas terão suas histórias contadas por seus donos e veiculadas no Youtube.
Além dos vídeos, Telecine Play ganhou uma playlist especial com quatro filmes em sequência com o “fusquinha” mais famoso dos cinemas, Herbie. “Se meu Fusca falasse”, “As novas aventuras do Fusca”, “Um Fusca em Monte Carlo” e “A última cruzada do Fusca” poderão ser assistidos em sequência no serviço de streaming do canal.
+ Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook
Fusca é queridinho do Brasil
Um dos carros mais fabricados no mundo, o modelo ainda tem 827.234 unidades registradas no estado de São Paulo. Apenas na capital são 257.408 Fuscas licenciados. Com placa preta, são 6.430, número que faz do Fusca o mais popular também entre os colecionadores.
O modelo foi lançado em 1935 e deu origem à palavra Volkswagen, cuja tradução literal é “carro do povo”. Concebido para ser um carro simples e de fácil acesso à população alemã, ele foi criado por Ferdinand Porsche, o mesmo que mais tarde criaria a famosa marca de esportivos.
No Brasil, o “besouro” só chegou em 1953 montado em São Paulo, mas com peças importadas da Alemanha. A fabricação nacional começou apenas em 1959 e o modelo foi feito por aqui até 1986. Curiosamente, voltou a ser montado em 1993 a pedido do então presidente Itamar Franco, como incentivo aos carros populares. No entanto, a sobrevida foi apenas até 1996.
A última unidade do modelo original saiu da fábrica da Volkswagen no México em 2003. Ele ganhou novas interpretações feitas pela própria marca, como o New Beetle de 1998 e sua segunda geração, de 2011.