Imagine você estar dirigindo em uma estrada e começar a ver dinheiro espalhado por ela. Foi essa a cena que alguns motoristas no estado da Geórgia, Estados Unidos, viram recentemente. O motivo, segundo o canal de TV WSB Atlanta, é que por causa de uma falha, a porta lateral de um carro-forte abriu e cerca de US$ 175 mil, algo em torno de R$ 660 mil, caiu pela rodovia.
O caso aconteceu na região do Condado de Dekalb. Em um vídeo publicado pelo canal de TV é possível ver dezenas de carros que, ao ver a cena, foram para o acostamento enquanto os ocupantes desciam e pegavam as notas espalhadas pelo asfalto.
A polícia local emitiu um comunicado pedindo aos motoristas que pegaram o dinheiro devolvam as quantias. Como “incentivo”, os policiais disseram que graças às filmagens tem rostos e placas dos veículos para identificar e processar quem pegou o dinheiro.
“Não nos faça ir atrás de vocês, porque se fizermos isso vocês, provavelmente, serão acusados [de crime]”, disse o Sargento Robert Parsons, da polícia de Donwoody. Até agora, segundo a WSB Atlanta, seis pessoas devolveram o dinheiro à polícia. Um deles, Randall Lewis, devolveu US$ 2.150 que ele recolheu.
“Agradeçam a meu pai e minha mãe. Eles me educaram muito bem. Parecia uma pilha de folhas [de árvore] voando ao vento. Eu não podia acreditar que estava vendo dinheiro de verdade”, Lewis afirmou.
Carros à frente do seu tempo:
AUDI A2
O A2 era um compacto urbano que foi um dos primeiros carros produzidos em série a ter carroceria de alumínio. Isso ajudava a reduzir peso e deixava o A2 muito econômico. No entanto, além do jeitão menos convencional, ele era caro e não atraiu muita gente. FOTO: AUDI
PONTIAC AZTEK
O Aztek é figurinha comum nas listas de carros mais feios, mas o que nem todo mundo deve saber é que ele foi um dos precursores dos chamados crossovers. Ele tinha versões com tração integral, mas a plataforma era de minivan, o que abria muito espaço interno. O Aztek era tão versátil que tinha até com uma tenda, que podia transformar a parte de trás do carro numa verdadeira barraca de camping. Foto: Pontiac
PORSCHE 959
O 959 tinha tração integral, suspensão adaptativa, modos de condução selecionáveis e motor turbo, tudo isso ainda no fim dos anos 80.
BMW Z1
A BMW quis inovar empregando no Z1 um novo sistema de portas retráteis. O sistema é interessante, mas acabou não sendo levado adiante, o que deixa o modelo ainda mais único. Foto: BMW
GM EV1
O EV1 foi o primeiro carro totalmente elétrico a ser entregue nas mãos de consumidores comuns. Embora a autonomia ainda fosse pequena, ele signficou um passo e tanto na indústria. O problema foi quando a GM resolveu cancelar o projeto e recolheu de volta todas as unidades. Como ele não era vendido, mas entregue como leasing, os carros se mantiveram de propriedade da GM. Hoje existe apenas um EV1 funcional, do apresentador Jay Leno. Os que não foram destruídos foram desativados permanentemente.
RENAULT AVANTIME
Por incrível que pareça, o carro da foto não é um conceito. O Avantime é um misto de minivan com hatch médio cheio de particularidades. Além do visual modernoso, tinha soluções internas interessantes e janelas que podiam abrir por completo. Acabou sendo rejeitado por ser inovador demais.
FIAT MULTIPLA
A Multipla pode ter visual discutível, mas imagine um carro capaz de levar seis pessoas e suas bagagens, sendo do tamanho de um Golf?
FORD KA
O primeiro Ka antecipou a tendência de carros menores e urbanos. O modelo tinha visual inconfundível e soluções práticas para lidar com o espaço interno justo.