Hairton Ponciano Voz

18/10/2020 - 8 minutos de leitura. Atualizado: 16/10/2020 | 17:12

Por medo de contágio, Howard Hughes transformava seus carros

Nos anos 50, magnata excêntrico refazia o sistema de ar-condicionado de seus automóveis para purificar o ambiente, e travava as janelas

CHRYSLER NEW YORKER DE HUGHES Crédito:

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O magnata norte-americano Howard Hughes Junior morreu em 1976, mas, se estivesse vivo durante a atual pandemia, as autoridades de saúde não teriam a menor dificuldade em convencê-lo da necessidade de isolamento social. Além de empresário, piloto de avião, engenheiro aeronáutico e diretor de cinema, entre outras atividades, Hughes tinha pavor de ser contaminado por germes e bactérias. Tanto que seus carros eram equipados com um complexo sistema de filtragem e purificação de ar externo.

O jovem Howard nasceu em 1905 no Texas e, desde cedo, demonstrou interesse por mecânica e aviação. Cresceu superprotegido pela mãe, que sofria de misofobia, medo patológico de contato com sujeira, contaminação e germes.


Leia Mais


Continua depois do anúncio

Não temia voar, mas tinha pavor de contágio

Hughes nunca teve temor de se aventurar nos negócios ou na pilotagem de aviões projetados por ele mesmo. Chegou a ser um dos homens mais ricos do mundo, além de figurar também entre os mais excêntricos e reclusos de sua época.

Ao perder os pais antes de completar 20 anos, ele assumiu os negócios da família. Mudou-se do Texas para Hollywood para fazer filmes, e também passou a construir aviões. Em 1935, pilotando uma de suas criações, ele quebrou o recorde mundial de velocidade, ao voar a 566 km/h na Califórnia. Dois anos mais tarde, durante um teste com um avião espião feito para o governo americano, Hughes quase morreu ao cair nas vizinhanças de Beverly Hills.

Nada disso, no entanto, o assustava. O medo que o acompanharia – e que se intensificaria com o tempo – era silencioso e invisível: germes e bactérias. Dois de seus carros mais conhecidos, um Buick Roadmaster 1953 e um Chrysler New Yorker 1954, foram transformados em uma cápsula selada que o isolava do mundo exterior. O Buick, um dos carros preferidos do empresário, ficava em seu endereço de Beverly Hills, na Califórnia, enquanto o Chrysler era mantido em Las Vegas.


Ar-condicionado ocupava todo o porta-malas

Por fora, o Buick preservava o visual intacto, o que permitia ao excêntrico bilionário rodar anonimamente pela Califórnia. Mas o enorme sedã tinha um sistema de ar-condicionado e filtragem de ar que ocupava praticamente todo o porta-malas.

Além do sistema elétrico de 12 Volts original, o sedã recebeu outras quatro baterias de 6 Volts cada, alojadas no porta-malas. Ligadas em série, geravam 24 Volts e alimentavam o sistema de ar-condicionado, que não dependia da força do motor V8. A fonte extra servia também para eventualmente auxiliar no acionamento do motor de aviões.


Todo o sistema de ventilação foi substituído por outro que continha filtro de poeira e bactéria. A obsessão de Hughes chegou ao ponto de ele determinar que apenas a janela do motorista poderia ser aberta, enquanto as demais eram travadas, assim como os quebra-ventos. Estima-se que o custo das adaptações, tanto no Buick como no Chrysler, superou em muito o valor dos próprios carros na época.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Automóveis foram a leilão

Como o empresário tinha vários carros e viajava muito de avião, cada um de seus automóveis era usado somente em curtos deslocamentos. Em 2005, após ter permanecido guardado por 20 anos, o Buick foi levado a leilão. Salvo as modificações referentes ao sistema de ar, mantinha exterior e interior originais. Era o caso da pintura azul com teto verde claro e do interior também azul. O painel marcava 5.339 milhas, ou 8.500 km.


O sedã foi arrematado por US$ 1,65 milhão, pouco mais de R$ 9 milhões pela cotação atual. A soma representou um recorde para um Buick. Dez anos depois, em 2015, o modelo voltou a ser leiloado. Dessa vez, no entanto, ele foi arrematado por uma fração do valor pago anteriormente: US$ 110 mil, ou cerca de R$ 600 mil.

O Chrysler utilizado em seus deslocamentos por Las Vegas era ainda menos rodado. Tinha apenas 1.685 milhas (2.696 km) quando foi a leilão, este ano. Foi arrematado por US$ 126.500, ou cerca de R$ 700 mil.

Europa

Além dos carros espalhados por seus endereços nos EUA, o empresário se dava o luxo de manter também um automóvel na Inglaterra. E não se tratava de um modelo qualquer. Hughes tinha um Daimler Royal Limousine, modelo feito exclusivamente para a realeza europeia. Ele conheceu o carro durante visita ao rei da Suécia, e pediu um exemplar à fábrica. Que abriu uma exceção, devido aos poderes do industrial.


Além de usá-lo quando estava na Inglaterra, deslocava-se com o Daimler também quando ia para parte continental da Europa. Como os demais automóveis do empresário, o modelo europeu também recebeu o sistema de ar-condicionado especial. A diferença para os modelos norte-americanos é que o Daimler era equipado também com um banheiro, além de uma divisória entre os bancos dianteiro e traseiro.

Notícias relacionadas

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Motor Fiat Fire sairá de linha no Brasil após quase 40 anos no mercado

História

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

História

Fiat Uno Turbo celebra 30 anos como um ícone de carro esportivo

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

VER TODAS AS OFERTAS