É comum que todo lançamento tenha uma cor especial, oferecida apenas nas primeiras safras do modelo para chamar atenção. Muitas vezes são cores chamativas, que teriam pouco espaço na linha regular dos modelos, mas que caem bem quando o modelo ainda é novidade. No entanto, algumas fabricantes têm levado isso ao pé da letra e algumas cores de lançamento sequer chegam a ser vendidas ao público.
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É o caso da Citroën, que acaba de lançar o C4 Cactus com uma bela gama de cores. Mas ao acessar o configurador do modelo, a versão de topo Shine tem disponíveis apenas unidades na cor preta ou em dois tons de cinza. As pinturas mais vivas, azul e vermelho aparecem como “esgotadas”, com a segunda disponível apenas para quem fez a pré-reserva do modelo.
Curiosamente, o vermelho é sólido, aparentemente sem tratamentos especiais, e ainda assim foi colocado como cor exclusiva. Além disso, um carro com ar mais descolado como o Cactus merecia mais unidades com cores vivas por aí.
Outro caso foi o da Volkswagen com o Polo. O hatch apareceu em diversas publicações e peças publicitárias num chamativo dourado. No entanto, a cor jamais chegou (ou chegará) às concessionárias. No último minuto, a Volkswagen mudou a estratégia e desistiu de oferecer a cor ao público. Portanto, quem quiser um Polo dourado terá de esperar o punhado de unidades produzidas chegar ao mercado de usados. O Polo, ao menos, pode ser vermelho.
O dourado também já esteve, mesmo que brevemente, na linha de alguns carros bem conhecidos dos brasileiros. A segunda fase do Palio, lançada em 2001, também teve a cor vibrante entre suas novidades da época de lançamento. Mas, previsivelmente, não ficou muito tempo em linha, ainda que seja possível ver um ou outro Palio dourado nas ruas. A primeira geração do hatch também teve cores exitantes, como verde limão e azul claro, ambas perolizadas e bem chamativas.
Pintura grátis?
Aliás, cada vez menos existem pinturas “gratuitas” no mercado de carros novos. O próprio VW Polo, por exemplo, tem como única cor sem custo o preto. Até mesmo branco sólido custa R$ 467 extras (mesmo preço do vermelho). Preto também é a única tonalidade sem custo para o Cactus.
Até mesmo o VW Up! tem mais opções incluídas no preço. Branco, preto e vermelho não têm custos adicionais, ante os Azul Lagoon, Cinza Platinum, Laranja Habanero e Prata Cirius, que custam R$ 1.454 extras.
Na Fiat, a situação é parecida. Quem comprar um Argo, por exemplo, só não precisará pagar a mais se levar uma unidade preta. Qualquer outra cor custa no mínimo R$ 600 extras ao preço de qualquer versão do hatch. Isso porque a gama de cores também é bem conservadora e a mais chamativa é a…vermelha.