O 1º Encontro Brasileiro de VW Clássicos reuniu mais de 500 unidades no último fim de semana em Águas de Lindoia (SP). O evento promoveu o encontro de modelos da Volkswagen produzidos entre 1940 e 1990. Todos os carros da marca foram recebidos, mas o Fusca e derivados tiveram atenção especial.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Durante o evento alguns prêmios foram distribuídos. Um Gol BX de 1984 foi o vencedor da categoria Originais. Um Fusca de 1946 levou a categoria Relicário e outro besouro, de 1952, levou o VW Classic. Um Karmann Ghia de 1958 foi premiado na categoria Restaura Kar, de modelos restaurados. Entre os modificados, um Fusca de 1995 levou o prêmio.
“Foi um evento com nível nacional para colecionadores e amantes da marca Volkswagen”, afirmou um dos organizadores, André Takeda. A segunda edição deverá ocorrer em 2020.
Fim do Fusca
Depois de anos e produção, idas e vindas no Brasil e muitos marcos históricos, o Fusca parou de ser produzido definitivamente. A VW do México anunciou recentemente o fim da fabricação do modelo. Ele só era feito no país da América do Norte.
Foram três gerações do besouro. A primeira é um dos carros mais icônicos da história no Brasil, e que será homenageada em Lindoia. A segunda foi chamada por aqui de New Beetle, e era uma releitura moderna do carro histórico.
Na terceira e última, o carro voltou a adotar o nome de Fusca no mercado nacional.