A FCA (Fiat-Chrysler) está inaugurando em Turim (Itália) um novo centro de exposição de carros históricos. O local foi batizado de FCA Heritage HUB, tem capacidade para guardar até 250 modelos.
Os carros históricos do HUB são das marcas italianas do grupo: Fiat, Alfa Romeo e Lancia. O espaço fica em Mirafiori, famoso centro industrial de Turim, cidade que é sede original na Fiat.
Hoje, com a formação do Grupo FCA, há também sedes em Detroit (EUA) e Londres.
O espaço tem 15 mil metros quadrados, nos quais a exposição é separada por temas. Há ainda um espaço que conta a história do bairro de Mirafiori.
Os carros históricos
No HUB, há oito diferentes temas para separar os carros históricos. Cada espaço temático tem oito veículos.
Entre os temas, há sustentabilidade, corridas, ralis, carros pequenos, protótipos, etc. De acordo com informações da FCA, alguns modelos à mostra nunca foram expostos anteriormente. Os veículos foram produzidos de 1908 até 2008.
Entre os destaques do HUB, da marca Fiat há o 500 Topolino A, o Barchetta, o 110E e o 124S. Há diversos carros históricos da Lancia também, como o Aurelia, o Fulvia e o Stratos.
Além de carros históricos, o local também tem um espaço para restauração de automóveis das marcas.
Outros centros de preservação
Diversas marcas têm centros de preservação de carros históricos como o HUB. Não são museus, e sim espaços para eventos, negócios e aprendizado.
Grupos de colégios e faculdades, por exemplo, são autorizados a visitar esses espaços com agendamento prévio.
Nos arredores de Paris há o Conservatoire, da Citroën, com carros como um DS que serviu Charles De Gaulle. O Heritage Center, da GM, fica nos arredores de Detroit.
A Honda mantém próximo a Los Angeles um espaço em que guarda suas raridades sobre quatro e duas rodas, como o primeiro NSX e monopostos de Fórmula 1.