De todos os McLaren F1s vendidos (106 deles, incluindo carros de corrida e outras variantes), este de 1994 com a LM-Specification é mais especial.
Incrivelmente, este modelo vai ser leiloado na casa de leilões RM Sotheby’s durante a Monterey Car Week, na Califórnia. Por que um dono da McLaren F1 venderia seu carro, a gente não entendeu. Mas tudo bem.
Esta F1 é uma das duas existentes com a LM-Specification. Que foi a atualização feita pela fábrica para eles terem o mais próximo de uma especificação da Fórmula 1.
Motor do McLaren tem 680 cv
Isso significa que o motor foi atualizado 680 cv de potência. Um extra-alto kit aerodinâmico também foi adicionado, consistindo de uma enorme asa traseira, bico revisado e aberturas de ar dianteiras diferentes.
Outras diferenças entre este e um F1 normal incluem amortecedores e molas de corrida ajustados às suas configurações mais suaves, rodas de 17 polegadas, um refrigerador de transmissão, mais dois radiadores e um sistema de escape modificado.
No Brasil, vem aí o McLaren GT
A McLaren vai trazer ao Brasil o GT até outubro. O mais provável é que isso ocorra em setembro. O modelo ainda não tem preço definido, mas vai beirar os R$ 3 milhões.
Com 4,7 metros de comprimento, é o McLaren mais comprido já construído pela companhia na linha Sport ou Super Series. Para confirmar o conforto extra do GT a McLaren pontua alguns dados. O ângulo de ataque é de 10º – o maior da gama e chega a 13º com o sistema de elevação do carro ativado.
Esse mesmo sistema aumenta a distância do solo de 110 mm para 130 mm. “Fazendo do McLaren GT utilizável em todas as situações de tráfico urbano”, diz o material.
Tal qual os “irmãos”, o McLaren GT tem estrutura de fibra de carbono em peça única. Na traseira há um espaço para bagagem, com bons 420 litros de capacidade e acionamento de abertura e fechamento elétrico. Segundo a McLaren há espaço para uma bolsa de golf ou dois pares de ski e botas. Na dianteira há mais uma área com 150 litros de compartimento, gerando um total de 570 litros.
Por dentro, o McLaren GT promete ser o mais luxuoso da companhia. Tem bancos aquecidos e com ajustes elétricos, materiais de alta qualidade e sistema de entretenimento de topo da Bowers e Wilkins com subwoofers de fibra de carbono e alto-falantes para médias frequências feitos de Kevlar.
Para o revestimento interno, nappa é de série, mas há como opcionais couro, Alcantara ou até caxemira, que estará disponível a partir do final do ano. É a primeira vez que o material estará disponível em um veículo de série.
McLaren GT: Confortável, mas esportivo
O McLaren GT é equipado com o agora consagrado motor V8 de 4 litros biturbo. Nele, o propulsor rende 620 cv e 64,2 mkgf. A transmissão é a automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Ele traz ainda amortecedores hidráulicos e três modos de condução: Comfort, Sport e Track.
Apesar de todo o luxo e requinte, o McLaren GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e até 200 km/h em 9 segundos. A velocidade máxima fica em 326 km/h. O peso total é de 1.530 kg, o que garante uma relação peso-potência de 399 cv por tonelada.