A Nissan guarda um verdadeiro tesouro em sua fábrica localizada em Zama, no Japão. Cerca de 400 veículos, entre protótipos, modelos feitos em série, comerciais e carros de competição fazem parte da coleção guardada em um armazém.
Do acervo fazem parte veículos das marcas Datsun, Infiniti e Austin, além da própria Nissan. O mais antigo é um Datsun 12 Phaeton, que contrasta com o moderno GT-R da edição que celebra a parceria entre a companhia japonesa e o velocista jamaicano Usain Bolt.
Confira alguns dos destaques da coleção da companhia, cuja visitação é aberta ao público:
MARCH COLLET 1985
COMPACTO LANÇADO EM OUTUBRO DE 1982 É O AVÔ DO HATCH FEITO NO RIO DE JANEIRO
INFINITI Q45 1991
O PRIMEIRO MODELO DA INFINITI, MARCA DE LUXO DA NISSAN. TEM MOTOR V8 4.5
SKYLINE 2000 GT-R 1969
AVÔ DO GT-R, O FOI LANÇADO EM FEVEREIRO DE 1969. COM MOTOR 6-CILINDROS E 24V, LEVAVA O ESPORTIVO A 200 KMH
DATSUN BLUEBIRD 1600 SSS COUPE
TERCEIRA GERAÇAO TEM 2 CARBURADORES, SOMOU 1,5 MILHÃO DE VENDAS
TAMA 1947
MODELO COMERCIAL ELETRICO DE 1947
NISSAN SILVIA
CUPÊ SILVIA FAZ PARTE DA LINHA DATSUN FAIRLADY. LANÇADO EM MARÇO DE 1965, TEVE 550 UNIDADES FEITAS AO LONGO DE 4 ANOS
FAIRLADY Z 432
S30, OU FAIRLADY Z 432 É A 1A GERAÇÃO DA LINHA Z. O MOTOR É 6-CILINDROS E OS NÚMEROS REFEREM-SE A 4V, 3 CARBURADORES E COMANDO DUPLO NO CABEÇOTE
DATSUN 14 ROADSTER 1935
PRIMEIRO MODELO DA NISSAN FEITO NA NOVA FÁBRICA DE YOKOHAMA. TEM MOTOR DE 772 CM³ E 15 CV
NISSAN GT-R BOLT GOLD
EDIÇÃO BOLT GOLD, DO GT-R CELEBRA A PARCERIA COM O ATLETA E TEVE UNIDADE ARREMATADA POR US$ 187 MIL
SKYLINE R34 GT R M SPEC N&U
DE 2001, TINHA MOTOR V6 BITURBO DE 280 CV. MODELO ATUAL TEM V6 DE 600 CV.
DATSUN, NISSAN E SUNNY
A PARTIR DA ESQ., MODELOS DATSUN, NISSAN E SUNNY, MARCAS QUE FORMARAM O GRUPO NISSAN
MID 4-II, DE 1987
PROTOTIPO COM MOTOR DE 330 CV E TRAÇÃO 4X4
MUSEU NISSAN EM ZAMA
CERCA DE 400 CARROS FAZEM PARTE DO ACERVO DO MUSEU DA NISSAN EM ZAMA, NO JAPAO
O NOME DATSUN
Entre as curiosidades, a coleção mostra que a companhia teve início com a Datsun, marca formada pelas primeiras letras dos sobrenomes dos três investidores originais: Kenjiro Den (D), Rokuro Aoyama (A) e Meitaro Takeuchi (T). O primeiro modelo da empresa foi batizado de Datson (filho de DAT), mas como a pronúncia de son é muito parecida com a da palavra japonesa para “perda”, o nome foi alterado para Datsun.