O Chevrolet Onix vinha numa trajetória de sucesso poucas vezes vista no País. E a segunda geração do modelo, pelo visto, vai manter a toada. A julgar pelas vendas do mês de novembro, onde o Onix emplacou 19.184 unidades, a tendência é de crescimento. Pudera, a primeira geração caiu nas graças do público e o novo Onix, ao que tudo indica, também.
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O novo Onix traz, como o primeiro, algumas inovações importantes no segmento compacto. O modelo traz itens como carregador sem fio para celulares, monitor de ponto cego e conexão Wi-Fi integrada ao sistema multimídia. Todos os itens são primazias do Onix no mercado brasileiro, tal qual foi a central multimídia MyLink na primeira geração do modelo, de 2012. É certo que esses itens estão disponíveis apenas nas versões mais caras do modelo, mas não é difícil prever que sejam oferecidas em pacotes mais simples num futuro próximo. Ao menos, todas as versões têm air bags laterais e de cortina de série.
Além disso, a Chevrolet também promoveu uma aguardada modernização nos motores. O modelo tem propulsores de três cilindros em versões com ou sem turbo. A potência é de 82 cv no propulsor com aspiração natural e 116 cv no modelo turbinado. Só andamos nos Onix turbo, que tem bom desempenho e comportamento dinâmico acertado.
A segunda geração do modelo também acerta ao parecer uma evolução natural do modelo antigo. O Onix original, alias, continua à venda chamado apenas de Joy. O visual mantém o ar simpático e robusto do primeiro modelo, mas o deixa mais atual e alinhado com os Chevrolet mais recentes.
Preço
Outro ponto positivo do novo Onix é ser mais barato que o principal concorrente, o Hyundai HB20. Enquanto o Onix hatch turbinado mais barato parte de R$ 57.990, o novo HB20 turbo começa em praticamente R$ 10 mil a mais, a R$ 67.190. Ambos vêm com transmissão automática e central multimídia. Nas versões de topo, o degrau diminui, mas o Chevrolet ainda é cerca de R$ 5 mil mais em conta. O Onix hatch mais caro custa R$ 72.990, enquanto o HB20 de topo sai a R$ 77.990. A diferença é capaz de pagar seguro e impostos do carro zero, por exemplo.
É o tiro de misericórdia que fará o novo Onix manter seu sucesso no Brasil. Nem mesmo a problemática com os incêndios que levaram ao recall das primeiras unidades parece afetar o Onix. A marca recolheu os carros que já estavam nas ruas, ofereceu unidades reserva para os proprietários e contornou a situação em cerca de 15 dias.