Pai do Mustang morre aos 87 anos

O projetista Gale Haldeman, que criou o desenho do Ford Mustang, modelo de maior sucesso da marca e vendido há mais de meio século, morreu aos 87 anos vítima de um câncer no fígado

Mustang
Mustang5 Crédito: FORD/DIVULGAÇÃO

O pai do Mustang morreu. Gale Halderman nasceu em uma fazenda, virou projetista da Ford e desenhou um ícone sobre rodas, mas perdeu a guerra contra um câncer no fígado. Ele tinha 87 anos e faleceu na quarta-feira (29), em um hospital em sua cidade natal, Tipp City, em Ohio, nos Estados Unidos.

Halderman passou toda a sua carreira, de cerca de 40 anos, no Grupo Ford. Ele chegou à empresa contratado das marcas Lincoln-Mercury. Pouco tempo depois, foi recrutado pela área de projetos da Ford.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Mustang foi criado na varanda

Em 1962 a Ford estava desenvolvendo um novo esportivo 2+2. E Haldermar teve um de seus desenhos escolhidos em uma competição interna do departamento em que trabalhava. Os esboços, como tantos outros, foram feitos na varanda de sua casa. E deram origem ao mítico Mustang.

Entre os destaques das linhas criadas pelo projetista está o scoop lateral, que se tornou uma espécie de marca registrada do Mustang. O rebaixo na carroceria foi pensado para ajudar a direcionar o ar para os freios traseiros. Mas o sistema acrescentaria US $ 5 (na época) ao custo de produção do carro. Por isso, na versão final o item era puramente decorativo.

Mustang

Halderman creditou o perfil fastback do Mustang ao chefe de design da Ford, Joe Oros. Em uma entrevista ao Consumer Guide, ele disse que o colega estava convicto disso. Os dois moldaram uma carcaça do carro feita de fibra de vidro, pintaram de vermelho brilhante e a apresentaram ao então CEO da Ford, Lee Iacocca, que disse: “Temos que fazer isso!”

Lançamento ocorreu em 1964

O esboço de Halderman ganhou elementos do Lincoln Mark II. Na época ele era o chefe do estúdio de produção e teve de fazer várias alterações no projeto. No total, a área de engenharia da Ford solicitou quase 80 mudanças no conceito do modelo.

O Mustang foi lançado em abril de 1964 como parte da linha 1965 da Ford. Desde a estreia há versões cupê e conversível. A primeira geração podia ter motor de 2,8 litros e seis cilindros, que gerava 101 cv de potência ou 4.8 V8 de 271 cv.

Halderman também participou do desenvolvimento do símbolo do Mustang, um cavalo selvagem a galope. E supervisionou diretamente as atualizações feitas no esportivo de 1971 a 1973. Confira aqui tudo sobre o carro da Ford, que continua sendo produzido até hoje.

Mustang

Halderman criou museu em Ohio

Membro do Mustang Hall of Fame, Halderman ganhou o prêmio Carro do Ano da MotorTrend com o projeto do Lincoln Town Car, de 1990. Entre outros modelos concebidos sob a supervisão dele estão os Lincoln Mark VI e Mark VIII, além do Continental feito entre 1980 e 1995.

Halderman se formou na Universidade de Dayton, em Ohio, e estudou desenho industrial no Dayton Art Institute. Ele disse em uma entrevista em 1985 que ficou em dúvida entre os cursos de arte e design de carros. Abraçou a segunda opção por considerá-la “mais intrigante e desafiadora”.

Mas não chegou a concluir o curso. Deixou a escola dois meses antes de se formar para assumir o posto de designer da Lincoln-Mercury. Após se aposentar da Ford, em 1994, o projetista abriu o Museu Gale Halderman, em um celeiro na fazenda de sua família em Tipp City. O acervo é formado por desenhos, projetos, carros e objetos ligados à sua história e à Ford.

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais