Rafaela Borges

15/09/2019 - 7 minutos de leitura.

Pilotos de F1 que ajudaram a desenvolver carros de rua

Senna, Schumacher, Vettel e Hamilton estão entre os pilotos de F1 que já colaboraram com montadoras

Schumacher e a Enzo Crédito: Musei Ferrari/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O perfil do Museu da Ferrari no Instagram publicou nesta sexta-feira (13) uma foto de Michael Schumacher sentado ao lado do emblemático superesportivo Enzo (confira detalhes abaixo). Junto com a imagem, contou que o heptacampeão participou do desenvolvimento do carro. Além de Schumacher, alguns outros pilotos de F1 já desempenharam função semelhante.

É comum as montadoras que atuam na Fórmula 1 usarem seus pilotos em campanhas para promover novos carros. No entanto, são poucos os que, de de fato, tiveram participação realmente ativa no desenvolvimento de alguns modelos.

Durante a apresentação do Project One, protótipo que deu origem ao superesportivo elétrico Mercedes One, Lewis Hamilton afirmou que participou do desenvolvimento do carro. O pentacampeão esteve na apresentação do modelo, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2017.

Continua depois do anúncio

À época, a reportagem apurou, nos bastidores, que, de fato, Hamilton dirigiu o carro antes da apresentação, e até deu alguns palpites. A participação dele no desenvolvimento do supercarro, de mais de 1.000 cv e com motorização de F1, foi bem discreta.

 

LEIA TAMBÉM


 

Ainda entre os pilotos de F1 da atualidade, Sebastian Vettel fez contribuição mais profunda para a Infiniti. A marca de luxo da Nissan foi usado junto ao nome da Red Bull quando esta ainda tinha os motores da Renault.

Vettel, piloto da Red Bull à época,  dava alguns pitacos nos carros de alto desempenho da marca. A coisa, no entanto, era bastante informal.


Isso até 2013, quando, durante o Salão de Nova York, nos EUA, a Infiniti anunciou que Vettel havia sido nomeado diretor de Performance da marca. Sua função: participar ativamente do desenvolvimento dos carros de rua.

O alemão tetracampeão participou do desenvolvimento do Q50. Essa parceria, no entanto, só durou até o fim de 2014, quando Vettel anunciou sua transferência para a Ferrari.

Desde então, pilotos de F1 já não participam do desenvolvimento dos Infiniti – que também deixou de ser parceira da Red Bull.


 

Vídeo da semana: Teste do Caoa Chery Tiggo 7


 

Pilotos de F1 do passado

O caso mais emblemático de participação de pilotos de F1 no desenvolvimento de carros de rua envolve Ayrton Senna. É bem conhecido o papel que o brasileiro desempenhou junto ao primeiro Honda NSX. Sobre essa história, você lerá mais abaixo.

Schumacher, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento da interação homem interação entre homem e carro, no caso da Ferrari Enzo. É o que explica o post no perfil do museu da montadora italiana.


Além da Enzo, Schumacher trabalhou também no desenvolvimento da F430 F1 Scuderia. O heptcampeão “afinou” o superesportivo – algo semelhante ao papel realizado por Senna com o NSX. A

Senna e o NSX

Essa história é a mais famosa entre as que envolvem colaborações entre pilotos de F1 com montadoras. A Honda era fornecedora de motores para a McLaren, equipe de Ayrton Senna.

A fabricante estava trabalhando no desenvolvimento de seu esportivo, o NSX. Em 1989, Senna testava motores Honda em seu McLaren de corrida no circuito de Suzuka. O pessoal da divisão de automóveis da fabricante também estava por ali, testando o protótipo NSX, com Satoru Nakajima ao volante.


 

Senna então dirigiu o carro. De cara, disse ao pessoal da Honda que ele parecia muito frágil. Diante do palpite, foram feitas mudanças no projeto. E Senna passou a colaborar com ele, lapidando o carro.


O brasileiro acabou se tornando proprietário de um NSX preto, que até hoje pertence à sua família. Ele circulava com outro, vermelho, em Portugal. Este, no entanto, pertencia à frota da Honda.

Sistemas de carros

Há ainda os pilotos de F1 que não ajudaram no desenvolvimento de carros, mas desenvolveram sistemas e componentes.

É o caso do escocês Jackie Stewart. Ele idealizou o macacão antichamas e o capacete que cobre toda a cabeça.


 

Schumacher e Enzo no Instagram

A foto postada pelo museu da Ferrari no Instagram está gerando grande repercussão desde sexta-feira. Já é a mais curtida da história do perfil do museu.

Mais repercussão ainda causou ao ser repostada no perfil Michael Schumacher – administrado em homenagem ao heptcampeão. Por lá, já é também a foto mais curtida dos últimos tempos – já são quase 90 mil “likes”.


 

Notícias relacionadas

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Motor Fiat Fire sairá de linha no Brasil após quase 40 anos no mercado

História

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

História

Fiat Uno Turbo celebra 30 anos como um ícone de carro esportivo

OFERTAS 0KM
R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 137.990,00 por R$ 123.990,00

Hyundai Creta Comfort Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

De R$ 106.890,00 por R$ 97.990,00 OU

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

VER TODAS AS OFERTAS