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Autobahn: mitos e verdades sobre as rodovias alemãs
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Autobahn: mitos e verdades sobre as rodovias alemãs

Entenda o que é verdade ou mentira sobre as Autobahn e como o mito da "estrada sem limite" não é verdadeiro

José Antonio Leme

14 de set, 2019 · 7 minutos de leitura.

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PLACA EM UMA AUTOBAHN, PRÓXIMO A FRONTEIRA COM A ÁUSTRIA
Crédito:Michael Dalder/REUTERS

Sonho para muitos, realidade para poucos. Há muitos mitos e verdades sobre as rodovias alemãs, ou Autobahnen (é o plural de Autobahn). Aqui, vamos contar tudo o que você precisa saber.

A Alemanha é o único país europeu com rodovias sem um limite de velocidade. Ainda assim, há uma “recomendação”:  130 km/h em qualquer Autobahn. Como é recomendação, você não levará multa se ultrapassar esse limite.

No entanto, há restrições. Locais próximo a obras, aproximação de curvas ou margens de trechos urbanos. Nessas áreas, há limite de velocidade – que você poderá ver nas placas da rodovia.

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Segundo a ADAC, a Associação do Clube do Automóvel da Alemanha, cerca de 40% das Autobahnen têm restrições de velocidades.

Apesar das velocidades altas, estatísticas mostram que 60% dos acidentes fatais no País ocorrem não nessas autoestradas, mas sim estradas do interior do país, com velocidade limitada a 100 km/h.

Se sua intenção é viajar para a Alemanha e acelerar até o limite do velocímetro de um carro alugado pelas autoestradas, um dos primeiros itens que você precisa conhecer é uma placa. Com fundo preto, ela tem um círculo branco com cinco faixas pretas cruzando na diagonal.


Isso significa que ali começa um trecho sem limite de velocidade. Ou seja: você não será pego desprevenido por um radar escondido ou algo do gênero. Esses trechos ficam, sem exceção, em partes relativamente retas da Autobahn. Isso porque são lugares mais seguros.

Em geral, há alguns cuidados que você precisa tomar e algumas dicas que são adequadas na hora de guiar nas autoestradas alemãs.

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SE NECESSÁRIO, A VELOCIDADE É REDUZIDA POR PAINÉIS ELETRÔNICOS. CRÉDITO: REUTERS/RALPH ORLOWSKI

Dicas para usar uma Autobahn

Não force passagem: Mesmo que você entenda que está “voando” com seu carro, não adianta andar colado no veículo à frente que porventura estiver mais lento e segurando você na faixa da mais rápida. Se você for o motorista mais lento à frente, sempre sinalize antes de trocar de faixa para a direita.

Nunca ultrapasse pela direita: Se no Brasil também não é permitido, você não achou que seria na Alemanha, né? Tenha sempre em mente o cuidado de, mesmo andando a 180 km/h ou mais, não ultrapassar pela direita. Se ao tentar passar, a pessoa que está na sua frente também trocar de faixa isso pode causar um acidente seríssimo.

Não pare no acostamento: Por lá, como aqui, além de ser proibido parar no acostamento em situações que não sejam emergências, você ainda tem de utilizar um colete refletivo, obrigatório no carro. Então, mesmo em uma emergência, não se esqueça de vestir esse acessório. Fora isso, a regra é igual à do Brasil: pisca-alerta ligado e triângulo a alguns metros atrás do carro para sinalizar uma emergência.


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Fabrizio Bensch/REUTERS

E como funciona no Brasil?

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o limite de velocidade de cada vida no Brasil é definido pelo órgão com circunscrição sobre a via. Ou seja, quem define o limite de velocidade pode ser um órgão estadual, municipal ou federal, conforme quem é o responsável por aquela rodovia, estrada ou via rural.


Os parâmetros para a definição dos limites de velocidade e sinalização estão no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, elaborado por técnicos, engenheiros e especialistas de trânsito da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego de Sinalização e da Via (Gestão – 2004/2005), do CONTRAN.

Caso não exista órgão ou placa de sinalização com a velocidade definida, vale a regra geral do parágrafo 1º, do art. 61 do CTB, que diz que “onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

I – nas vias urbanas:


a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:
b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;
d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

II – nas vias rurais:

a) nas rodovias de pista dupla:


1. 110 km/h (cento e dez quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;
2. 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;

b) nas rodovias de pista simples:

1. 100 km/h (cem quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;
2. 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos.


 

c) nas estradas:

60 km/h (sessenta quilômetros por hora).”


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