Há 50 anos, no dia 14 de junho de 1970, a Porsche conquistou sua primeira vitória na classificação geral da 24 Horas de Le Mans. A prova de longa duração realizada na França desde 1923 é uma das mais tradicionais do mundo.
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Le Mans também é a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. A sigla refere-se à Federação Internacional de Automobilismo.
O feito foi protagonizado pelo alemão Hans Herrmann e o britânico Richard Attwood, pilotos do 917 KH (foto abaixo). O modelo da Porsche tinha motor de mais de 580 cv de potência.
Vencedor em exposição
A Porsche conquistou também o segundo e o terceiro lugares na prova. A segunda posição ficou com Gérard Larrousse e Willy Kauhsen, no Martini Porsche 917 LH. Rudi Lins e Helmut Marko, no Porsche 908/02, ficaram com o terceiro lugar.
Desde então, a marca obteve 19 vitórias na classificação geral. E, para celebrar o cinquentenário da primeira conquista, hoje e amanhã o Porsche Museum, em Stuttgart, na Alemanha, terá o carro vencedor original exposto no acervo.
Porsche estreou em 1951 com vitória
A 24 Horas de Le Mans é dividida em quatro categorias, mas todos os carros correm juntos na pista ao mesmo tempo. A principal é a LMP1 (Le Mans Protótipos 1).
Depois vêm a LMP2 (Le Mans Protótipos 2), LM GTE Pro (Gran Turismo Endurance, para pilotos profissionais) e LM GTE Am (Gran Turismo Endurance, com pilotos amadores correndo junto com um piloto profissional).
Desde que a marca participou pela primeira vez da corrida de resistência, em 1951. De cara, conquistou a vitória em sua categoria, com um 356 SL.
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Inscreva-seRecorde de participantes
A partir de então, a prova francesa passou a ser uma das prioridades de sua divisão de competição. Até o fim da década de 1960, a alemã focou as categorias com motores de menor cilindrada.
A estratégia começou a mudar em 1969. Naquele ano um carro da fabricante ficou a apenas 75 metros (ou um segundo) da vitória, em uma das finais mais eletrizantes da história da 24 Horas de Le Mans.
A primeira vitória na classificação geral, em 1970, consolidou o caminho do sucesso para a marca. No ano seguinte, 33 dos 49 participantes da prova estavam dirigindo um Porsche. O recorde nunca foi quebrado.
A ‘era do turbo’
Um Porsche 917 KH foi o vencedor da corrida em 1971. Em 1974, a Porsche anunciou a “era turbo” em Le Mans. Foi lá que a marca lançou o 911 Carrera RSR 2.1 Turbo.
A primeira vitória de um carro com esse tipo de motor na história da corrida ocorreu com o 936 Spyder, em 1976. O mesmo modelo venceu a corrida de 1977, com a equipe da fábrica da marca alemã.
Em 1979, uma equipe de clientes da Porsche entrou pela primeira vez na lista de vencedores. O sucesso com o 935 K3 marcou a primeira vitória de um carro de corrida com motor traseiro em Le Mans – e também com um carro de corrida feito em série baseado no 911.
Laboratório de testes da Porsche
Entre 1981 e 1987, os carros de corrida da Porsche continuaram no topo do pódio. A prova mais longa da história das 24 horas foi marcada pela terceira e última vitória do Porsche 936 Spyder. Em 1982, com o novo 956 (foto acima), o time da fábrica ficou com as três primeiras posições.
O modelo foi o primeiro Porsche com chassi monocoque feito de alumínio. E também trouxe inovações que permitiram aumentar a carga aerodinâmica sem aumento perceptível no arrasto.
No 956 e no seu sucessor, o 962 C, a marca focou o desenvolvimento de sistemas eletrônicos de injeção e ignição. Bem como do câmbio automatizado de dupla embreagem (PDK).
Mais de 100 vitórias em Le Mans
A partir de 1983, clientes da Porsche também participaram da corrida a bordo de seus 956 e 962 C. Naquele ano, dos dez primeiros carros a concluir a prova, nove eram 956. Nos dois anos seguintes, oito dos dez primeiros eram modelos 956.
Com 108 vitórias por categoria e 19 na geral, a Porsche é a marca de maior sucesso nos 97 anos de história da 24 Horas de Le Mans. E em 2020, continua a tradição de ter ao menos um carro participando da corrida