Tião Olveira

12/06/2020 - 6 minutos de leitura.

Há 50 anos, Porsche 917 KH conquistava Le Mans

No dia 14 de junho de 1970, com o 917 KH, modelo com motor de mais de 580 cv, a Porsche venceu pela primeira vez a classificação geral da 24 Horas de Le Mans

Porsche 917 KH Crédito: Porsche/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Há 50 anos, no dia 14 de junho de 1970, a Porsche conquistou sua primeira vitória na classificação geral da 24 Horas de Le Mans. A prova de longa duração realizada na França desde 1923 é uma das mais tradicionais do mundo.


Leia Mais


Le Mans também é a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. A sigla refere-se à Federação Internacional de Automobilismo.

O feito foi protagonizado pelo alemão Hans Herrmann e o britânico Richard Attwood, pilotos do 917 KH (foto abaixo). O modelo da Porsche tinha motor de mais de 580 cv de potência.

Continua depois do anúncio

Vencedor em exposição

A Porsche conquistou também o segundo e o terceiro lugares na prova. A segunda posição ficou com Gérard Larrousse e Willy Kauhsen, no Martini Porsche 917 LH. Rudi Lins e Helmut Marko, no Porsche 908/02, ficaram com o terceiro lugar.

Desde então, a marca obteve 19 vitórias na classificação geral. E, para celebrar o cinquentenário da primeira conquista, hoje e amanhã o Porsche Museum, em Stuttgart, na Alemanha, terá o carro vencedor original exposto no acervo.


Porsche estreou em 1951 com vitória

A 24 Horas de Le Mans é dividida em quatro categorias, mas todos os carros correm juntos na pista ao mesmo tempo. A principal é a LMP1 (Le Mans Protótipos 1).

Depois vêm a LMP2 (Le Mans Protótipos 2), LM GTE Pro (Gran Turismo Endurance, para pilotos profissionais) e LM GTE Am (Gran Turismo Endurance, com pilotos amadores correndo junto com um piloto profissional).

Desde que a marca participou pela primeira vez da corrida de resistência, em 1951. De cara, conquistou a vitória em sua categoria, com um 356 SL.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Recorde de participantes

A partir de então, a prova francesa passou a ser uma das prioridades de sua divisão de competição. Até o fim da década de 1960, a alemã focou as categorias com motores de menor cilindrada.

A estratégia começou a mudar em 1969. Naquele ano um carro da fabricante ficou a apenas 75 metros (ou um segundo) da vitória, em uma das finais mais eletrizantes da história da 24 Horas de Le Mans.


A primeira vitória na classificação geral, em 1970, consolidou o caminho do sucesso para a marca. No ano seguinte, 33 dos 49 participantes da prova estavam dirigindo um Porsche. O recorde nunca foi quebrado.

A ‘era do turbo’

Um Porsche 917 KH foi o vencedor da corrida em 1971. Em 1974, a Porsche anunciou a “era turbo” em Le Mans. Foi lá que a marca lançou o 911 Carrera RSR 2.1 Turbo.

A primeira vitória de um carro com esse tipo de motor na história da corrida ocorreu com o 936 Spyder, em 1976. O mesmo modelo venceu a corrida de 1977, com a equipe da fábrica da marca alemã.


Em 1979, uma equipe de clientes da Porsche entrou pela primeira vez na lista de vencedores. O sucesso com o 935 K3 marcou a primeira vitória de um carro de corrida com motor traseiro em Le Mans – e também com um carro de corrida feito em série baseado no 911.

Laboratório de testes da Porsche

Entre 1981 e 1987, os carros de corrida da Porsche continuaram no topo do pódio. A prova mais longa da história das 24 horas foi marcada pela terceira e última vitória do Porsche 936 Spyder. Em 1982, com o novo 956 (foto acima), o time da fábrica ficou com as três primeiras posições.

O modelo foi o primeiro Porsche com chassi monocoque feito de alumínio. E também trouxe inovações que permitiram aumentar a carga aerodinâmica sem aumento perceptível no arrasto.


No 956 e no seu sucessor, o 962 C, a marca focou o desenvolvimento de sistemas eletrônicos de injeção e ignição. Bem como do câmbio automatizado de dupla embreagem (PDK).

Mais de 100 vitórias em Le Mans

A partir de 1983, clientes da Porsche também participaram da corrida a bordo de seus 956 e 962 C. Naquele ano, dos dez primeiros carros a concluir a prova, nove eram 956. Nos dois anos seguintes, oito dos dez primeiros eram modelos 956.

Com 108 vitórias por categoria e 19 na geral, a Porsche é a marca de maior sucesso nos 97 anos de história da 24 Horas de Le Mans. E em 2020, continua a tradição de ter ao menos um carro participando da corrida


Notícias relacionadas

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Motor Fiat Fire sairá de linha no Brasil após quase 40 anos no mercado

História

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

História

Fiat Uno Turbo celebra 30 anos como um ícone de carro esportivo

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00

Hyundai Creta Action 1.6

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

De R$ 137.990 por versões a partir de R$ 123.890 com a valorização na troca do seu usado.

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

VER TODAS AS OFERTAS