Redação

18/08/2019 - 6 minutos de leitura.

Type 64: ‘primeiro’ Porsche da história vira festival de polêmicas

Debate sobre a autenticidade do título dado ao Type 64 se une à confusão em leilão na noite de sábado

Type 64 Crédito: RM Sotheby's/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A semana de carros de Monterey, na Califórnia (EUA), teve um festival de polêmicas envolvendo o suposto primeiro Porsche da história. O modelo, um Type 64 de 1939, foi anunciado como uma das atrações da série de leilões realizadas anualmente pela RM Sotheby’s durante o evento.

Na semana de carros, que inclui também o encontro de clássicos de concurso de elegância de Pebble Beach, a expectativa era de que o modelo fosse vendido por US$ 20 milhões (aproximadamente R$ 80 milhões).

No entanto, colecionadores puristas discordaram do título dado ao Type 64. Ele não seria o primeiro Porsche da história, já que a marca foi fundada em 1948.

Continua depois do anúncio

O cupê Type 64 é um exemplar de três do mesmo carro produzidos por Ferdinand Porsche. À época, no entanto, a montadora de esportivos ainda não existia (leia detalhes abaixo).

Vídeo relacionado: Teste do Porsche Cayenne Coupé


 

Polêmica no leilão

Após discussões sobre o Type 64 ser ou não o primeiro Porsche da história, uma outra polêmica envolvendo o carro ocorreu na noite de sábado (17), quando ele finalmente foi a leilão.

Inicialmente, o mestre de cerimônias do evento anunciou que o cupê teria lance inicial de US$ 30 milhões (cerca de R$ 120 milhões).


Alguns minutos depois, estava na tela o valor de US$ 70 milhões (R$ 280 milhões). Porém, de acordo com a Bloomberg, logo em seguida o mestre de cerimônias se corrigiu. Os valores corretos seriam US$ 13 milhões e US$ 17 milhões.

 

LEIA TAMBÉM


 

O público, formado por milionários apreciadores de carros, se revoltou com a confusão, que foi chamada pela audiência de “grande fiasco”. Os lances não ultrapassaram os US$ 17 milhões, valor considerado muito baixo pelo proprietário do carro.

Assim, o Type 64 não foi vendido no leilão de sábado. No catálogo da RM Sotheby’s, o modelo continua à venda.


Ainda de acordo com a Bloomberg, a casa de leilões foi bastante criticada pelo público do leilão, que considerou a reputação da empresa abalada após o caso de sábado.

Type 64, uma criação de Ferdinand Porsche

Para alguns especialistas presentes no leilão em Monterey, o Type 64 é um verdadeiro Porsche. Além de ter sido criado por Ferdinand Porsche . O engenheiro, inclusive, acrescentou seu nome à frente do modelo anos depois -, ele traz a filosofia de design da marca.

O desenho, marcado pelos faróis redondos e o pequeno capô, chegaria depois àquele que, de fato, é considerado o primeiro Porsche, o 356 Gmünd, de 1948.


 

RM Sotheby’s/Divulgação

 


Outros especialistas não reconhecem o modelo nem como o primeiro Porsche da história, nem como um carro da marca. O Type 64 foi feito com peças da Volkswagen e da Fiat.

À época, Ferdinand Porsche construía carros para quase todas as empresas da Alemanha. Entre seus clientes, estavam a Daimler e a Auto Union (uma das empresas que deu origem à Audi.

Posição da Porsche

Para a Bloomberg, a Porsche AG e o museu da marca, em Stuttgart, não quiseram comentar o caso. De acordo com a agência de notícias, a montadora decidiu não responder qual é a importância do Type 64 para a sua história.


O Type 64 foi criado durante o desenvolvimento do Fusca. Era uma proposta de carro esportivo que Ferdinand Porsche apresentou à Volkswagen.

O modelo teve três protótipos construídos e nunca saiu do papel. No entanto, o protótipo é a clara inspiração do 356, que traz visual praticamente idêntico.

Notícias relacionadas

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Motor Fiat Fire sairá de linha no Brasil após quase 40 anos no mercado

História

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

História

Fiat Uno Turbo celebra 30 anos como um ícone de carro esportivo

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS