O ano de 2010 foi um bocado conturbado. A seleção brasileira foi eliminada da Copa da África do Sul, a Apple lançava seu primeiro iPad e o mundo perdia José Saramago. Em meio a esse panorama agitado, alguns carros chegaram ao mercado brasileiro para ficar. Mais precisamente, estão completando dez anos à venda em 2020, alguns praticamente sem mudanças.
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É o caso do Hyundai ix35, que foi lançado com toda pompa no início da década. O modelo substituiu o Tucson em quase todo o mundo, mas por aqui conviveu por muito tempo com seu antecessor. O SUV montado em Goiás, aliás, convive também com seu sucessor, o novo Tucson, maior e mais moderno. O ix35 até passou por uma sutil atualização visual há alguns anos, mas é praticamente o mesmo carro desde o lançamento. A linha 2020 tem apenas uma versão, à venda por R$ 110.990.
Pioneira
A primeira picape média da Volkswagen também foi lançada em 2010, a Amarok. O modelo até conseguiu se impor no mercado, embora não ameace as líderes Toyota Hilux e Chevrolet S10. A Amarok, no entanto, ganha pelo refinamento mecânico ao usar um 2.0 biturbo com 180 cv. Recentemente, a picape ganhou uma versão com um 3.0 V6 de 225 cv e virou de vez uma das queridinhas dos picapeiros com um pé na cidade.
Luxuosos
Outra figurinha fácil nos estacionamentos de shoppings de alto padrão é o BMW X1, cuja primeira geração também chegou ao País em 2010. O SUV com jeitão de hatch podia não ser dos mais espaçosos, mas as versões mais potentes, com um 3.0 de seis cilindros em linha, têm comportamento dinâmico brilhante e não devem aos BMW mais caros. O X1 já está na segunda geração e ganhou até cidadania nacional, sendo produzido na fábrica da BMW em Araquari (SC).
Por fim, a Audi trouxe ao Brasil o RS6, a versão esportiva do A6. A geração que chegou em 2010 foi a icônica com motor V10 de 5,0 litros. É nada menos o mesmo motor que a Lamborghini usava no Gallardo da época e que chegou ao R8 logo depois. São 580 cv e 66,3 mkgf com aspiração natural. O V10 foi um dos últimos motores de alto desempenho da Audi sem usar turbo ou compressores. A nova geração deve chegar ao Brasil em 2020.