Os carros caminham para migrar do segmento de meio de transporte para o de gadgets na próxima década, a ponto de haver promessas de nem precisarem mais de motorista. A Peugeot, sempre muito criativa e colorida em seu design, criou um conceito que confirma isso. Assim como celulares leem agora impressões digitais para serem desbloqueados e analisam até os batimentos cardíacos dos usuários, o Chrysalide Concept muda as cores de seu interior para combater o estresse do motorista.
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Segundo a Peugeot, o modelo tem “um enfoque holístico para um bem estar físico, social e mental”. Deixando essa frase bem marqueteira de lado, há estudos científicos que comprovam, sim, a eficiência das cores nas alterações de humor das pessoas. Essas pesquisas são usadas, inclusive, na formulação das tonalidades usadas nos painéis dos carros, para eles não cansarem a vista do motorista durante viagens mais longas ou não o atiçarem mais que o necessário.
Uma câmera instalada no carro analisa as feições do motorista e indicam se ele está mal-humorado ou desatento, por exemplo, e o sistema muda a cor do carro de acordo com a programação pré-selecionada pelo proprietário. Além das cores, há ainda cheiros exalados e tipos de massagem no assento para ajudar o motorista a ficar no estado emocional ideal para dirigir. A Peugeot pretende usar uma versão mais básica desta tecnologia na China a partir de 2016.