Sim, eu sei que meu sustento vem justamente da venda de carros e do consequente conteúdo que isso gera para o Acelerados, meu ganha-pão. Mas não posso mentir. Financeiramente, ter um carro é uma enorme roubada. Sentimentalmente, para quem gosta disso como eu gosto, manter um carro é uma deliciosa irresponsabilidade.
“Mas mesmo um Celtinha ou Palio 1.0 são roubadas?” Oh, yeah, my friend. Ainda mais se você roda menos de 10 mil quilômetros por ano. Ter um carrinho novo te leva, no mínimo, R$ 1.000ão por mês.
Duvida? Vamos às contas. Imagine que você comprou um Chevrolet Onix zero, atualmente o mais vendido do Brasil, por R$ 46.150.
Comece pelo fim: se você não tivesse comprado o carro, estes 40 e poucos mangos rederiam cerca de R$ 4.600 por ano (tomando por base um investimento que lhe dê 10% a.a.). Só aí você teria R$ 383,33 a mais por mês no bolso.
Na melhor das hipóteses, seu Ônix vai desvalorizar 10% ao fim de um ano. Outros R$ 4.600 e poucos reais a menos no seu patrimônio. Até aqui, estamos falando de um chute na canela de R$ 766 por mês.
Sendo otimista, você vai pagar mais ou menos R$ 2.300 de seguro (5% do valor do carro) e exatos R$ 1.846 de IPVA. Não perca a conta: você já ficou R$ 13.338 mais pobre em um ano.
Não vou nem contabilizar os custos da documentação, já que eles incidiriam apenas no primeiro ano do carro, mas pode arredondar facilmente para R$ 15.000. Não contabilizei também os juros de um eventual financiamento (e eles são altos).
Tudo bem se eu disser que você paga quase R$ 1.300 por mês para dizer “meu carro”? Ah, calma: isso para dizer “meu carro está ali parado; olha que lindo”.
Para dizer “vamos com meu carro até lá” você ainda abastece com a gasolina a quase R$ 4 o litro e pode tomar uma batida, uma ralada ou ter o pneu estourado. Falando em pneus, eles gastam. Depois de um ano rodando, talvez você precise trocar os quatro.
Na ponta de um lápis mais apurado, tudo isso custa o mesmo que ter um filho. Ou mais.
Chocado? Calma. E eu, que tenho um carro que custa mais do que dois Ônix e rodo com ele apenas duas vezes por semana? Financeiramente, sou um idiota. Eu sei.
Mas no meu caso é pura paixão pela máquina e por tudo o que ela me traz. Muito pouco de transporte. Absolutamente tudo de paixão.
É o meu futebol, a minha caipirinha, o meu surf. Só que bem mais caro. Já cansei de me culpar pelo meu gosto e não faço mais isso. Deveria ter nascido gostando da pelada do fim de semana e olhe lá? Deveria. Isso aconteceu? Não. Então me resta trabalhar para curtir esta paixão.
É claro que a comodidade de ter a chave ao seu alcance é outro mundo, mas um mundo que pode ser caro. Se ter um carro não é o seu hobby e você não roda horrores, pense bem e pense muito.
Você provavelmente está rasgando dinheiro. Há milhares de carros à disposição de um toque no seu smartphone. Se a sua conta de Táxi, Uber, Cabify ou afins não estouraria R$ 1.000 e você não faz a menor questão de ter seu próprio carro, pode vender sem pensar.
Eu faria isso. Pena que meu coração acelerado não deixa. E nem paga a conta.
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Lavar o motor
A prática não é mais recomendada por engenheiros, pois pode danificar componentes elétricos e eletrônicos que ficam no cofre do motor. Se a sujeira incomodar, procure ajuda especializada.
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Farol de neblina
Os faróis de neblina devem ser usados, como o nome diz, com neblina. Durante o dia, a lei agora pede que os faróis baixos sejam usados, portanto, eles não servem. À noite, são insuficientes para iluminar o caminho, já que têm luz mais fraca e difusa. Use-os sempre junto com os faróis principais. E não adianta colocar lâmpadas mais fortes, já que o facho do farol de neblina só faz criar um clarão incômodo e sem forma à frente do carro.
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Spray no fundo do carro
Borrifar produtos químicos na parte de baixo do carro é uma prática antiga, que não é mais necessária hoje em dia. Esses produtos podem atacar a borracha de mangueiras e terminais de suspensão e direção, diminuindo sua vida útil. Se estiver muito sujo, ou for algo incômodo ao dono do carro, é melhor lavar com água em alta pressão mesmo.
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Só água no radiador
Foi-se o tempo que era possível completar com apenas água o nível do radiador. A água da torneira pode contaminar o sistema, acelerando a corrosão dos componentes. Além disso, muitos motores trabalham a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, mesmo sob pressão no sistema de arrefecimento. Assim, um aditivo é indispensável ao funcionamento do propulsor.
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Passar na lombada freando
Se não deu tempo de frear o suficiente para passar numa lombada, evite transpô-la com o pé no freio. Reduza o quanto for possível antes, mas alivie o pé ao passar pelo obstáculo. Isso vai levantar a frente do carro e evitar raspões piores na parte de baixo do motor. Respire fundo e deixe a suspensão trabalhar.
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Não misturar gasolina e etanol no tanque
Há um mito de que não se pode misturar grandes quantidades de gasolina e etanol no tanque do carro. Isso não é verdade, visto que os sensores localizados na central eletrônica e as peças do sistema de combustível são todas preparadas para identificar e lidar com qualquer volume dos dois, permitindo que o carro funcione da melhor maneira possível
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Ponto morto não economiza mais combustível
Ao contrário do que se diz a crença popular, da época dos carros com carburador, colocar o carro no ponto morto, como é popularmente conhecido, não ajuda a economizar combustível. O sistema de injeção eletrônica continua enviando combustível, mesmo assim. Para conseguir economizar, basta tirar o pé do acelerador e aí o carro vai entender que não está sendo requisitado e injetar apenas o necessário para manter o motor funcionando
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Função do freio ABS não é reduzir espaço de frenagem
Há a crença de que os freios ABS ajudam a reduzir o espaço de frenagem. Isso pode até ocorrer, dependendo da situação, mas não é a sua função. O sistema evita o travamento das rodas em uma frenagem, permitindo ao motorista ter o controle do volante durante a operação e reduzindo o risco de acidentes.
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Acelerar o carro antes de desligar
Acelerar o carro antes de desligar também é um mito que caiu com o carburador. Havia a prática em carros carburados para tentar facilitar a próxima partida ao deixar a gasolina ou etanol na linha de combustível, reduzindo o esforço da bomba para puxar. O problema é o combustível que fica no cilindro e não é queimado retira o fio de óleo que envolve os pistões, gerando maior atrito na próxima partida e desgastando mais as peças
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Colocar o câmbio automático em neutro nas paradas
Ao contrário do mito, não é preciso colocar o câmbio em neutro nas paradas em semáforos. Ele não será sobrecarregado por, supostamente, querer acelerar enquanto você segura o veículo no freio. Enquanto o carro estiver ligado haverá lubrificação dos componentes e na verdade a troca de neutro para drive ou vice-versa o tempo todo, pode levar na verdade a um desgaste maior e prematuro dos tambores de acoplamento
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Pneu novo na frente ou atrás?
Pneus novos na frente ou atrás? Muitos pensam que, se for necessário trocar apenas dois pneus (em vez dos quatro), é melhor instalá-los no eixo traseiro. O correto, porém, é colocar a dupla nova na frente, porque são as rodas direcionais, e onde normalmente está a tração e o maior peso.
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Passar no radar em altíssima velocidade
Há quem diga que radares não conseguem detectar veículos em altíssima velocidade. Mas esse flagra feito pela Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul, durante o fim de semana, prova o contrário: o registro mostra uma moto a 251 km/h.
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Gasolina premium não aumenta potência do carro
Gasolina do tipo premium aumenta a potência do carro? Não, é mito. Há motores, principalmente os mais avançados, que funcionam melhor com combustível de maior octanagem (como no caso da premium). Mas ela apenas permite que o motor renda o seu máximo. Na maioria dos motores, não faz nenhuma diferença.
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Não passe por lombadas na diagonal
Passar sobre lombadas na diagonal é melhor para o carro? Não, é mito. Esse tipo de manobra provoca uma torção desnecessária no monobloco do veículo, o que deve ser evitado. O melhor é passar com o carro na perpendicular, ou seja, com as duas rodas subindo na lombada ao mesmo tempo.
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Câmbio manual x câmbio automáticos/automatizados
Câmbio manual é melhor para quem gosta de desempenho? Não, é mito. Atualmente, há sistemas automatizados com dupla embreagem, capazes de fazer trocas mais rápidas do que um piloto profissional conseguiria em uma transmissão manual.
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