José Antonio Leme

04/07/2018 - 4 minutos de leitura.

Avaliamos a nova Triumph Tiger 1200

Triumph retira Explorer do nome da Tiger 1200, que está mais bonita, completa e parte de R$ 60.090

Crédito: Triumph Tiger 1200 manteve a aparência bruta, mas ganhou faróis de LEDs e painel virtual, entre outras novidades. Foto: Triumph

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A nova geração da big trail Triumph Tiger 1200 perdeu o sobrenome Explorer, mas essa não foi a única mudança. Montada em Manaus, a moto chega em três versões, com preços a partir de R$ 60.090 (para a XR). Há ainda a XCx e a de topo, a XCa, que custa R$ 83.490 e foi avaliada pelo Jornal do Carro.

+ Leia mais avaliações de motos

Ela manteve a aparência bruta, mas ganhou toques refinados, como os faróis de LEDs e com filetes de uso diurno, painel virtual de boa visualização e configurável e partida por botão (keyless). Há ainda cinco modos de condução (estrada, chuva, off-road, off-road pro e sport) e possibilidade de configurar intervenção no ABS, controle de tração e resposta do acelerador (rider).

Continua depois do anúncio

Outros mimos são manoplas e assento aquecidos, faróis auxiliares adaptativos em curvas, auxílio de partida em rampas, controle de tração e quickshift para trocar as marchas sem acionar o manete da embreagem.

Tiger tem novo chassi

Com novo chassi, a Tiger 1200 está 10 kg mais leve. Isso deixou a moto mais ágil e com trocas de direção mais fáceis. A ergonomia foi melhorada. O guidom está mais próximo e, no asfalto, os braços ficam mais flexionados.

No fora de estrada, na pilotagem em pé, a nova posição do guidom oferece mais manobrabilidade. Os punhos de comando são completos e bem distribuídos, para que o piloto acione facilmente as funções.


O porém está na proteção aerodinâmica. Pilotos com altura a partir de 1,8 metro precisam deixar o para-brisa em uma posição abaixo da ideal, pois a borda da peça fica exatamente no campo de visão. Outro incômodo é o barulho de pancada seca no cardã toda vez que se passa por um buraco.

O motor três-cilindros rende 141 cv e 12,4 mkgf. Com redução de peso e novas peças, está com comportamento mais linear. O bom torque em rotações baixas, bom para ultrapassagens, cresce de maneira regular. A vibração é nula.


As suspensões eletrônicas se ajustam automaticamente conforme a pilotagem e sobram em conforto. Os freios são Brembo e mordem os discos de modo equilibrado, sem afundar a frente. O ABS pouco intervém, o que é bom.

Prós e contras

Prós: Ergonomia


Posição de guiar está mais confortável para uso no asfalto ou fora de estrada, inclusive por longos períodos.

Contras: Para-brisa

A extremidade fica no campo de visão de quem tem 1,8 m; é preciso deixá-lo mais baixo e ter menos proteção do vento.


Ficha técnica

Preço
R$ 83.490
Motor
1.215 cm³, 3 cil., 12V, gasolina
Potência (cv)
141 a 9.350 rpm
Torque (mkgf)
12,4 a 7.600 rpm
Câmbio
6 marchas

Fonte: Triumph


Notícias relacionadas

Notícias

Teste: Honda CG 2022 chega aos 45 anos em boa forma e vendendo bem

Avaliação

Teste: Honda ADV é para andar na cidade, mas encara o off-road sem medo

Avaliação

Ducati Panigale V4 S melhora com poucas mudanças

Avaliação

Yamaha NMax 160 fica mais refinada em tudo na segunda geração

OFERTAS 0KM
R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

De R$ 137.990 por versões a partir de R$ 123.890 com a valorização na troca do seu usado.

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

VER TODAS AS OFERTAS