José Antonio Leme

28/11/2020 - 6 minutos de leitura. Atualizado: 27/11/2020 | 17:43

Ducati Panigale V4 S melhora com poucas mudanças

Linha 2020 da Ducati Panigale V4 S chega ao Brasil com atualizações que tornaram a moto mais eficiente na pista, mas mais cara também

DUCATI PANIGALE V4 S 2020 Crédito: DUCATI

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Quando chegou ao Brasil, em 2019, a Ducati Panigale V4 S, com motor de quatro cilindros, mostrou que representava uma mudança radical no universo de superesportivas criadas em Borgo Panigale, distrito italiano onde fica a sede da marca. Agora, a linha 2020 traz melhorias importantes que deixaram a moto ainda melhor em pista.

Com tabela de R$ 129.990, a Panigale V4 S, que é a versão intermediária na Itália e a única à venda no Brasil, ganhou inovações derivadas da versão de topo, V4 R. Entre as novidades esttão a carenagem redesenhada e vazada nas laterais que lembram guelras e melhoram a passagem do ar. O conjunto está mais largo (15 mm de cada lado na frente e 38 mm nas laterais). Além disso, o para-brisa é mais alto que o do modelo anterior.

DUCATI
Continua depois do anúncio

Novidades

Outra novidade são as “asas” laterais, apêndices cuja função é aumentar a pressão aerodinâmica na dianteira. Segundo dados da Ducati, a 270 km/h a pressão aumentou em até 30 kg. A estabilidade da dianteira em frenagens foi aprimorada.

Completam o pacote as manoplas de competição, mais finas, feitas de borracha e com textura que proporciona maior aderência. Da V4 R veio também a nova geração do controle de tração e do quickshift, sistema que permite mudar de marcha sem que seja preciso acionar o manete de embreagem.

A suspensão tem novo ajuste. Há ainda amortecedor traseiro 2 mm mais curto e links do braço de suspensão 5 mm menores. Com isso, segundo informações da Ducati, a Panigale V4S está mais rápida, sobretudo nas entradas de curva.


DUCATI

Avaliada em circuito com longa reta e curvas de alta e baixa, a suavidade da moto em relação às antecessoras com motor de dois cilindros é evidente. Mesmo nos modos Sport e Race (há também o Street, em que a entrega de potência e os auxílios à pilotagem são reduzidos), o modelo é mais fácil de pilotar do que qualquer outra Ducati.

O motor de quatro cilindros em V de 1.103 cm³ gera 217 cv e 12,6 mkgf. O comportamento é suave mas, ao ser provocada, a moto revela a verve brutal típica dos modelos da marca.


Com o novo quickshift, as trocas de marcha ficaram mais rápidas com o motor girando acima das 10 mil rpm. Da V4 R vieram também a parte frontal do quadro. Isso aumentou a estabilidade e a facilidade com que o piloto aponta a moto nas curvas.


Leia Mais


Sensações

Em relação à linha 2019, a sensação é de que a nova moto está muito mais leve. A falsa impressão deve-se às mudanças de quadro e suspensão.

É difícil pra um piloto mediano obter o máximo que a Panigale V4 S pode entregar. Pendulando e acelerando forte nas saídas de curva, não há como não agradecer a existência dos sistemas eletrônicos de assistência.


O refino da eletrônica permite total controle da Panigale V4 S. Ao chegar ao fim de uma longa reta, reduzir e frear só a traseira, o piloto pode sentir a moto escorregar de lado e o obrigar a fazer um leve contraesterço.

DUCATI

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Além dos controles de tração e estabilidade, há o de escorregamento, de freio motor e de largada, além do anti-wheeling, que evita que a frente empine.

Para garantir segurança no fim da reta a 215 km/h, há freios da Brembo, com discos duplos de 330 mm na frente e simples atrás de 245 mm. O ABS para curva reduz a velocidade com a moto inclinada sem perda da trajetória.

DUCATI

Notícias relacionadas

Notícias

Teste: Honda CG 2022 chega aos 45 anos em boa forma e vendendo bem

Avaliação

Teste: Honda ADV é para andar na cidade, mas encara o off-road sem medo

Avaliação

Yamaha NMax 160 fica mais refinada em tudo na segunda geração

Avaliação

BMW R 1250 RT chega ao País desatualizada

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS