Você está lendo...
BMW apresenta sua primeira scooter elétrica com autonomia de 130 km
Notícias

BMW apresenta sua primeira scooter elétrica com autonomia de 130 km

Motor elétrico da BMW CE 04 tem potência equivalente a 42 cv; com baterias de íons de lítio, motocicleta vai a 120 km/h de velocidade máxima

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

11 de jul, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Euro NCAP
Assim como no modelo conceito, scooter abusa das linhas retas e tem banco completamente plano; painel de instrumentos tem 10,25"
Crédito:BMW/Divulgação

A eletrificação está chegando com força total também ao mundo das motos. E a BMW promete uma verdadeira revolução. Nesse sentido, a marca apresentou a inédita scooter elétrica CE 04, que tem emissão zero, tecnologias inovadoras e, de quebra, um visual futurista e cheio de estilo.

Capaz de percorrer cerca de 130 km, a scooter — mostrada como conceito em 2017 — tem célula de bateria de 60,6Ah (equivalente a 8,9 kWh) e motor (montado entre a bateria e a roda traseira) com potência máxima de 31 kW. Isso é equivalente a 42 cv.

Tais números são capazes de levar a BMW CE 04 a 50 km/h em apenas 2,6 segundos e à velocidade máxima de 120 km/h. A recarga (de até 80%) pode ser feita em 45 minutos. Há ainda uma outra versão mais simples, com motor de 23 kW (31 cv) e autonomia para 100 km.

Publicidade


BMW
BMW/Divulgação

Tecnologia

De acordo com a BMW Motorrad, o desenvolvimento conta com tecnologias semelhantes às empregadas nos automóveis da marca de luxo alemã. Por exemplo, a nova BMW CE 04 usa um módulo de bateria de íons de lítio fabricado exclusivamente com energia verde. Da mesma forma como os recém-apresentados iX e i4, além de outros componentes de controle do sistema da bateria de alta tensão, que também derivam dos carros de passeio.

O novo modelo tem atenção especial à qualidade e durabilidade das baterias, para garantir que o piloto seja capaz de fazer uso total do equipamento, mesmo após muitos anos de vida útil. Em síntese, a BMW afirma que obter o resfriamento ideal da bateria de alta tensão foi um dos principais desafios tecnológicos.


BMW
BMW/Divulgação

Na prática, o calor da bateria de alta tensão é dissipado por meio de uma placa de resfriamento com aletas. O componente fica posicionado na parte de baixo da moto, em posição longitudinal.

Scooter BMW vem recheado

A BMW CE 04 tem suspensão com garfos telescópicos e quatro modos de condução, que vão do mais econômico ao dinâmico. Os pneus são 120/70 R15 (dianteira) e 160/60 R15 (traseira). A princípio, a lista oferece freios ABS, controles de estabilidade e tração, painel de instrumentos com tela de 10,25" e iluminação full LED entre os itens.


A data de lançamento da scooter elétrica não foi divulgada.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião