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BMW M 1000 RR é primeira moto da divisão M da marca alemã
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BMW M 1000 RR é primeira moto da divisão M da marca alemã

Modelo é baseado na S 1000 RR, tem motor e aerodinâmica toda revisada pela divisão Motorsport

José Antonio Leme

25 de set, 2020 · 4 minutos de leitura.

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m 1000 rr
M 1000 RR
Crédito:BMW

A BMW não sabe mais o que fazer e resolveu inventar um pouco mais. A empresa revelou a M 1000 RR, primeira moto da divisão Motorsport, responsável por fazer os produtos preparados da companhia. Como o nome pode antecipar, a M 1000 RR é baseada na superesportiva S 1000 RR.

As mudanças são intensas, é preciso aceitar, a começar pelo motor. O quatro-cilindros em linha recebeu novos pistões, câmaras de combustão modificadas e bielas de titânio. Além disso, a taxa de compressão do motor subiu para 13:5, os balanceiros são mais leves, o sistema de escape é todo de titânio e a admissão do motor é usinada e com uma nova geometria.

Tudo isso não é só para tornar o motor mais leve e resistente. Isso também gerou um aumento de potência, pequeno mas está ali, de 207 cv para 212 cv. O torque foi mantido em 11,5 mkgf. Outra novidade é que, segundo a BMW, há uma entrega melhor entre 6 mil e 15.100 rpm; uma faixa "particularmente relevante de giro para o uso em pista", completa a marca.

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BMW

Asas viraram moda nas esportivas

No visual, é possível ver as novas asas que a carenagem recebeu. Como já ocorre com modelos como a Ducati Panigale V4 S e a Honda CBR 1000 RR-R, elas servem para aumentar a pressão aerodinâmica da moto. A BMW afirma que, além disso também melhorou a aceleração, frenagem e a e estabilidade em curvas. A bolha também é maior, para dar melhor proteção ao piloto nas retas.

A M 1000 RR o mesmo quadro de alumínio da S 1000 RR que cobre as laterais do motor. As suspensões foram melhoradas e tem nova configuração, graças a novas molas e partes da estrutura. As rodas são de fibra de carbono e os freios desenvolvidos pela própria M usando a experiência da marca no Mundial de Superbike. Tudo isso é para proporcionar mais confiabilidade na hora da frenagem e melhorar a percepção do piloto do contato dos pneus com o solo.


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O painel de TFT colorido agora tem 6,5 polegadas e pode ser integrado aos sistemas de marcação de voltas e o de registro de telemetria. Como opcionais, a BMW M vai oferecer ainda o pacote M Competition que traz peças usinadas, de fibr ade carbono e a corrente M Endurance, que de acordo com a BMW, não necessita de manutenção.

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12 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os carros elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse mercado emplacou, no País, mais de 49 mil unidades nos oito primeiros meses de 2023, praticamente o total registrado em 2022. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desses veículos. Para ajudar você nessa jornada, o Oficina Mobilidade traz algumas dicas. Confira:

1. Como carregar a bateria do carro em casa?

A recarga residencial segue as mesmas recomendações de outros equipamentos elétricos

de alta corrente, como ferro de passar roupa, secador de cabelo e ar-condicionado. Em  comum, eles possuem tomadas de pino grosso, de 20 A. Jamais utilize adaptadores de pino grosso para pino fino, a fim de conectar equipamentos de 20 A em tomadas de 10 A. Isso aumenta o risco de curto-circuito. Os proprietários de veículos elétricos devem ter em casa uma tomada de 220 V e 20 A com cabeamento compatível com a potência a ser consumida, além de sistema de aterramento e proteção.

2. O que é melhor: carga lenta ou ultrarrápida?

A diferença entre as duas operações se resume ao tempo e à necessidade do usuário. Vale lembrar que a recarga ultrarrápida não se encontra disponível em todos os modelos. Durante o desenvolvimento do veículo, a fabricante deve prever essa atividade em seu projeto da bateria e do carregador de bordo.

3. O que devo saber antes de fazer uma viagem?

Planeje a viagem para saber exatamente onde há eletropostos no meio do caminho. Se o percurso for longo, provavelmente a bateria não terá autonomia suficiente até a chegada ao destino. Existem aplicativos que indicam os locais de pontos de recarga. Assim, as paradas podem ser programadas e o passeio vai ocorrer sem a preocupação com falta de carga.

4. Como tirar melhor proveito na cidade e na estrada?

Ao contrário do carro com motor a combustão, o veículo movido a eletricidade é mais econômico na cidade, porque o costumeiro “anda e para” ajuda a recarregar a bateria e, consequentemente, a ampliar a autonomia. Para o uso urbano, se o carro tiver o “one pedal drive” – que praticamente dispensa o pedal de freio –, habilite o recurso para permitir o reaproveitamento cinético de energia. Isso, porém, exige adaptação do motorista nos primeiros quilômetros. Na estrada, se possível, deixe o ar-condicionado desligado, mantenha os pneus bem calibrados e as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar, providências que vão poupar energia da bateria.

5. Como aproveitar o recurso de regeneração de energia da bateria?

Mantenha o recurso sempre ativado e na opção de máxima regeneração. Alguns fabricantes deixam a cargo do cliente a decisão sobre o uso e a intensidade da regeneração. Mas há modelos que ainda não oferecem tais ajustes.

6. Que cuidado devo ter com a manutenção do carro elétrico?

A manutenção é diferente da do automóvel a combustão, porque o carro elétrico tem apenas 50 partes móveis, ante 350 do convencional. De toda forma, siga sempre as orientações da fabricante que constam no manual do proprietário em relação aos prazos e ao que observar nas revisões.

7. O que é preciso mexer ou trocar nas revisões?

O carro movido a bateria dispensa itens como velas, correia, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e virabrequim, tornando as revisões mais simples e baratas. Como existe um trabalho de frenagem automática quando o motorista tira o pé do acelerador, o sistema de freio é bem menos exigido, evitando o desgaste das pastilhas. A revisão inclui inspeção das portas de carregamento e dos rotores e avaliação da bateria. Fechaduras, filtro de ar-condicionado, suspensão, dobradiças e trincos também são vistoriados.

8. Os pneus dos carros elétricos são diferentes?

Os pneus de veículos elétricos apresentam a mesma estrutura básica em termos de componentes (talões, camada estanque e banda de rodagem). No entanto, algumas modificações ocorrem durante o projeto, como materiais utilizados, desenho e capacidade de carga. Eles são mais resistentes e recebem reforços estruturais, uma vez que o carro elétrico, geralmente, é mais pesado por conta da instalação da bateria. Jamais coloque um pneu normal para rodar no carro elétrico, pois sofrerá desgaste prematuro devido ao peso extra. Além disso, tenha em mente que o consumo do pneu pode ser maior por causa do alto torque no caso de dar arrancadas rápidas.

9. Que fatores afetam a autonomia da bateria?

Ligar o ar-condicionado na potência máxima, fazer arrancadas em busca de desempenho superior e não aproveitar da melhor forma a regeneração impactam diretamente a autonomia da bateria.

10. Como lavar o carro elétrico?

A lavagem deve ser realizada como se fosse um carro convencional, já que as vedações seguem os padrões de estanqueidade para os componentes elétricos e eletrônicos do sistema de tração. As baterias são testadas contra inundações e, em caso de acidente, o fluxo de corrente é imediatamente desligado para não haver risco de choque elétrico aos ocupantes.

11. Como rebocar um carro elétrico/híbrido?

Para que o carro elétrico seja rebocado de forma segura, o guincho precisa ser do tipo plataforma. É importante que as rodas do veículo não encostem no chão, pois elas possuem um sistema de regeneração de energia, que ajuda no recarregamento da bateria. Também é necessário que o veículo esteja em marcha neutra.

Lembre-se de que as recomendações podem variar conforme o fabricante e o modelo do carro elétrico. Por isso, é importante consultar o manual do proprietário. Além disso, as infraestruturas de carregamento estão em constante evolução, exigindo que o motorista se atualize sobre as opções disponíveis em sua região.