José Antonio Leme

28/03/2018 - 4 minutos de leitura.

Conheça os comandos da sua moto

Veja os tipos de árvores de cames de motores de motocicletas e saiba para que eles servem

Superesportiva Ducati Panigale V4 usa o conceito desmodrômico, que aciona a abertura e o fechamento das válvulas por meio de ressaltos na árvore do comando/ DUCATI Crédito:

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Assim como as válvulas do coração servem para permitir a passagem do sangue bombeado, as de um motor de moto são responsáveis por garantir que a mistura de ar e combustível siga para dentro dos cilindros.

Mas, diferentemente do que ocorre com o músculo humano, nas motos há três diferentes tipos de comandos de válvulas (também chamados de árvores de cames): direto, indireto e o desmodrômico. No direto, o contato do comando vai no tucho e realiza a abertura da válvula. Esse é o sistema mais utilizado pelas fabricantes.

É adotado tanto em motocicletas pequenas, como a Honda CG Titan, quanto em superesportivas, a exemplo da Suzuki GSX-R 1000 R. O dispositivo desse modelo, aliás, conta ainda com variação do tempo de abertura das válvulas. Isso ocorre graças à força centrífuga, que altera o centro de massa dos ressaltos do comando.

Continua depois do anúncio

No indireto, há um segundo componente de contato entre o comando e a válvula. Esse dispositivo pode ser roletado, ter um balancim ou balancim e vareta (como é o caso dos motores V2 da Harley-Davidson).

O ponto negativo desse sistema é o aumento do número das peças móveis, que gera risco maior de quebras. Por isso, é mais utilizado em motores de rotações baixas.

Tanto no comando direto quanto no indireto, as molas tendem a ceder com o excesso de trabalho. Assim, não fazem o fechamento completo. Isso leva a uma queima menos eficiente da mistura de ar e combustível e vai gerando depósitos no bloco do motor.


Já o sistema desmodrômico preza pela redução das peças móveis e é o único dos três que, além de comandar a abertura da válvula, também controla seu fechamento.

O direto e o indireto usam uma mola de retorno para levar a válvula à sua posição original. O desmodrômico força o movimento pelo ressalto da árvore de comando, do mesmo modo que ocorre na abertura.

A vantagem desse tipo de comando é evitar a flutuação das válvulas. Isso ocorre quando, em giros mais elevados, as molas não suportam a frequência exigida pela rotação do motor. O ponto negativo é o maior desgaste das peças por causa do contato direto e a necessidade de ajustes mais frequentes.


Atualmente, é utilizado apenas pela Ducati e se tornou sinônimo da marca italiana.

 

VEJA TAMBÉM: MOTOS BOAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO


Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Notícias

Nova Sahara 300 mostra evolução das motos aventureiras da Honda 

Notícias

Projeto de Lei quer proibir circulação de motos nos corredores

Notícias

Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir, aponta estudo

Notícias

Placa Mercosul não resolveu casos de clonagem; veja como identificar

OFERTAS 0KM
Taxas a partir de 0,99% com saldo em 36 meses

Hyundai Creta New Generation N Line

De R$ 86.490,00 por R$ 75.990,00

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

De R$ 137.990 por versões a partir de R$ 123.890 com a valorização na troca do seu usado.

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

VER TODAS AS OFERTAS