22/05/2011 - 3 minutos de leitura.

‘Dinossauros? de duas rodas

Entre as motos, muitos dos modelos mais vendidos são veteranos do mercado. A começar pela Vespa, trazida desde meados dos anos 50, quando o sotaque italiano dominava o segmento de duas rodas no País. Em 70, foi a vez das japonesas dominarem

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

MARCELO FENERICH

Entre as motos, muitos dos modelos mais vendidos são veteranos do mercado. A começar pela Vespa, trazida desde meados dos anos 50, quando o sotaque italiano dominava o segmento de duas rodas no País. À época, era impossível prever que ela se manteria por tanto tempo.

Continua depois do anúncio

O modelo foi batizado de Vespa por causa do ronco do motor dois-tempos, que parecia um zumbido. Seu desenho se manteve retrô, apesar de a parte mecânica ter evoluído bastante.

A partir dos anos 70, as japonesas passaram a dominar o mercado. Em 1976, foi lançada a Honda CG 125, maior sucesso de vendas da indústria motociclística brasileira, com mais de 6 milhões de unidades comercializadas. O modelo já está na sexta geração e conta inclusive com motores flexíveis.

Os novos “dinossauros” chegaram nos anos 1990. Com a fórmula do baixo custo, a partir de 1997 a Yamaha Crypton tinha a missão de aumentar as vendas da marca. Seu motor econômico de 105 cm3 somado à possibilidade de dirigir “sentado” (e não montado) adaptaram a motoneta ao trânsito urbano brasileiro.


No ano seguinte, a Honda lançou a Biz com uma fórmula parecida à da Yamaha. Já a Suzuki Hayabusa, produzida desde 1999, à época levava o título de a mais veloz do mundo (com seu motor de 180 cv). Desde então, a moto teve poucas mudanças no grafismo. Nada mais.

A YBR da Yamaha foi lançada em 2000 para brigar com a CG, impulsionada pela demanda por motos de baixa cilindrada.


Notícias relacionadas

Notícias

Nova Sahara 300 mostra evolução das motos aventureiras da Honda 

Notícias

Projeto de Lei quer proibir circulação de motos nos corredores

Notícias

Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir, aponta estudo

Notícias

Placa Mercosul não resolveu casos de clonagem; veja como identificar

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS