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Haojue terá dois novos modelos para o País
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Haojue terá dois novos modelos para o País

Haojue vai trazer a trail NK 150 e a custom Master Ride 150 chegam com injeção eletrônica e freios ABS; modelos atrasaram para 2021 pela pandemia

José Antonio Leme

14 de ago, 2020 · 3 minutos de leitura.

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haojue
NK 150
Crédito:JOSÉ ANTONIO LEME/ESTADÃO

A Haojue, empresa representada pelo grupo J. Toledo no Brasil, terá novidades para o País. A empresa que trabalha com motos de baixa cilindrada, tem duas novidades que chegarão ao mercado entre o final do ano e o início de 2021: uma delas é a trail NK 150, que compete no mercado da NXR Bros 150 e da Yamaha Crosser; e a pequena custom Master Ride 150, ambas com injeção eletrônica.

A NK 150 tem motor monocilíndrico de 149 cm³, arrefecido a ar, a gasolina. Em outros mercados, esse propulsor entrega 12 cv e 1,3 mkgf, mas com carburador. Com injeção, os números podem diferir um pouco. O câmbio é de cinco marchas. Com sistema de freios ABS, tem disco na dianteira e tambor na traseira, para reduzir o custo.



A Master Ride 150, é uma pequena custom de estilo moderno. Em outros mercados ela é nomeada de TR150. Ela apela ao estilo “power cruiser” de motos maiores, como Yamaha V-Max, por exemplo. O motor carburado dela, monocilíndrico de 149 cm³ rende 11 cv e 1,1 mkgf. Como na NK, os números devem ser alterados.

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Ela deve fica acima da Chopper, já oferecida aqui e com o mesmo motor, mas carburado. A Chopper tem um visual mais simples e clássico. Ela também deve vir como a NK com freio ABS, mas disco apenas na frente. O tanque tem 12 litros de capacidade.

Rivais e preços

Os dois modelos são vendidos em países vizinhos já, como a Colômbia, em suas versões carburadas. Por lá, também sem obrigatoriedade de ABS ou freios combinados (CBS), tendem a ser mais simples ainda. No Brasil, as futuras rivais da NK 150 partem de R$ 13.890 (Crosser) e R$ 13.556 (NXR 160 Bros) e tem freio a disco nas duas rodas. O preço da NK deve ficar na casa dos R$ 12 mil. Para a Master Ride 150, a briga é com a própria Chopper, a R$ 9.400 e a Dafra Horizon 150 a R$ 9.950. Ela também deve ficar na casa dos R$ 12 mil, para quem deseja a comodidade da injeção eletrônica e os demais badulaques.


MASTER RIDE 150. HAOJUE

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.