09/07/2014 - 5 minutos de leitura.

Honda TRX 420: para trabalhar ou se divertir

Quarta geração do quadriciclo da Honda chega às lojas do Brasil nas versões 4×2 e 4×4

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A quarta geração do quadriciclo Honda TRX 420 Fourtrax chegou ao mercado brasileiro. O modelo teve melhorias estéticas e funcionais e ganhou leve fôlego extra. O preço sugerido é de R$ 20.990, na versão FM, que é 4×4. Há também uma opção com tração 4×2, cuja tabela é de R$ 18.890. Porém, esta tem pouca representatividade no total das vendas da linha.

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Além da tradicional utilização para o lazer, a marca também aposta no uso do modelo para o trabalho – nos setores agrícola ou de serviços. Cerca de 50% das 7 mil unidades previstas para este ano têm este fim, de acordo com a Honda.

MAIS TORQUE – O motor de 420 cm³ teve o corpo de borboleta reposicionado, com alterações nas posições de admissão e escape. A potência passou de 26,5 cv para 26,9 cv, mas esse ganho é pouco perceptível na prática. Em velocidades médias e altas, o desempenho não mudou. Já o torque – foi de 3,09 mkgf para 3,4 mkgf – deixou o TRX bem mais ágil nas arrancadas, conforme observado em nossa avaliação – com a versão 4×4.


O aumento do torque foi obtido graças às medidas iguais do diâmetro e do curso do pistão, solução que privilegia a força extra. O sistema de comando de válvulas por vareta é novidade neste propulsor.

NOVIDADES – O quadriciclo teve também mudanças na carenagem, que deixou de ser uma bolha única, permitindo a substituição de partes isoladas. Vale também destacar que o chassi, do tipo berço duplo, ficou 20% mais rígido.

A suspensão, por sua vez, ganhou 10 mm de curso, passando para 170mm – tanto na dianteira, que tem sistema independente, quanto na traseira, com amortecedor único. Já o farol ficou mais potente, passando de 30 para 35 watts.


O quadriciclo da Honda chegou ao Brasil, importado, em 2001, com o nome de TRX 350. A primeira reformulação ocorreu em 2008, quando passou a ser montado em Manaus. Foi naquele ano que ele ganhou o propulsor de 420 cm³.

USO NO TRABALHO – De acordo com a Honda, os quadriciclos podem receber implementos para, em alguns casos, substituir um trator na hora da colheita agrícola, por exemplo. Eles são mais leves, baratos e, por causa do porte, permitem maior aproveitamento da área plantada.


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