A Honda revelou, na China, o U-BE, um novo scooter elétrico superbarato. A moto está mais para uma bicicleta elétrica, que é justamente a sua classificação por lá. Não por acaso, tem pedais. Mas o que chama a atenção é o preço. O modelo custa US$ 465, o equivalente a R$ 2.508 na conversão direta e sem taxas. Assim, o scooter custa o mesmo que um Iphone 8, atualmente com preço médio de R$ 2.500 no Brasil.
Entretanto, vale ressaltar que se trata de um veículo estritamente urbano, para usar em ciclovias. O Honda U-BE tem velocidade máxima de 25 km/h, a mesma estabelecida como limite para as bicicletas nas ruas do país asiático. O seu motor está localizado na roda traseira e tem uma potência total de 350 W, o equivalente a módicos 0,47 cv.
A proposta da Honda é oferecer um veículo econômico, ecologicamente correto e para uso nos grandes centros urbanos. Além da U-BE, logo no começo do mês de agosto, a marca japonesa também lançou outro scooter, o U-GO. Uma versão mais cara e potente da linha, que custa US$ 1.150, ou cerca de R$ 6.064 na conversão do dia.
Potência
A Honda U-BE chegará ao mercado chinês com três opções de bateria: 15 Ah, 20 Ah e 24 Ah. Ou seja, terá autonomia para 55 km, 70 km e 80 km, respectivamente. Mas, um detalhe curioso é que a autonomia pode aumentar se o piloto utilizar os pedais inclusos no modelo. Basta pedalar um pouco para ir mais longe.
De acordo com o site chinês da Honda, o scooter utiliza bateria de íon de lítio, que funciona por mais tempo com uma única carga. Para comparação, a U-GO possui um motor central de 1,2 kW e pode atingir uma velocidade máxima de 53 km/h. Em sua versão mais básica, chega a 43 km/h. Contudo, ambas oferecem uma autonomia de 65 km.
Mercado brasileiro
A Honda ainda não informou se os scooters U-GO e U-BE virão ao Brasil. Caso os impostos não aumentem os valores, o preço do scooter mais barato ficaria na faixa de R$ 4 mil.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), um scooter com o U-BE não é considerado ciclomotor. Assim, não exige habilitação para pilotar e pode rodar em ciclovias.
Outro scooter barato no radar
Recentemente, a Honda registrou o scooter Vision 110 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Porém, mesmo não sendo garantia de lançamento no País, trata-se de um passo necessário caso a marca decida por sua comercialização.