Redação

25/08/2018 - 4 minutos de leitura.

Inventaram o capacete que esfria a cabeça dos motociclistas

Chega de cabeça quente no trânsito. Uma empresa nos EUA inventou um capacete com ar-condicionado embutido

Crédito: O dispositivo responsável pela refrigeração fica na parte traseira do capacete, que usa alimentação da bateria da moto. Foto: Feher/Divulgação

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Quem anda de moto no verão normalmente fica de cabeça quente – literalmente. O capacete esquenta, a cabeça ferve. Aí começa o dilema. Levantar a viseira ameniza, mas não resolve o problema. Entra um ventinho, mas obviamente ele está quente. E há os riscos. O primeiro é a multa, o segundo é o ressecamento das retinas. Para não falar de insetos, que podem acertar a face do motociclista como se fosse uma pedrada.

Aí, enquanto você decide o que é pior – torrar a cabeça dentro do capacete ou erguer a viseira e assumir todos os riscos exteriores -, você olha para o lado e vê o motorista do carro dirigindo tranquilamente, em sua cápsula refrigerada.

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Amigos, aparentemente nossos problemas estão acabando. Há uma luz no fim do túnel. Ou melhor: há um ar-condicionado no fim do capacete.

Como funciona

A Feher, empresa sediada nos Estados Unidos, lançou um capacete com ar-condicionado embutido. O sistema fica na parte traseira do capacete, e não chega a interferir muito no visual. De acordo com a fabricante, a tecnologia empregada é a mesma existente na refrigeração de bancos de carros de luxo, com Mercedes, BMW, Bentley, etc. E funciona ligado à bateria da moto, por meio de um plugue.

Diferentemente de um sistema de ar-condicionado convencional, que sopra ar diretamente em sua face, o capacete, batizado de ACH-1, tem como função resfriar a temperatura interna. De acordo com a fabricante, o sistema é capaz de reduzir em até 15°C a temperatura ambiente. Com a cabeça mais fresca, o resto do corpo passa a se beneficiar da sensação de alívio, o que deve tornar a condução da moto mais prazerosa e segura.


A essa altura, talvez você esteja se perguntando como seria a experiência de carregar um aparelho de ar-condicionado sobre a cabeça, e o que isso representaria para o pescoço e coluna, especialmente quando passar sobre um buraco, certo? Pois, de acordo com a Feher, o capacete pesa 1,45 kg, ou seja, o mesmo que a média dos capacetes convencionais. A carcaça utiliza um composto de fibra de vidro e kevlar.

O ACH-1 tem certificação dos EUA, e o site da empresa menciona que ele está à venda em seis tamanhos, porém (infelizmente, para nós) apenas no país. O preço é de US$ 599 (cerca de R$ 2,5 mil), mas, como promoção de lançamento, sai por US$ 549 (R$ 2.250).


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