O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB-SP) sancionou o projeto que proíbe a prestação de serviço de mototáxi na capital. Na câmara, o projeto de lei foi apresentado pelo vereador Antonio Donato (PT).
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De acordo com o texto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (6), fica proibido o transporte de passageiros de materiais inflamáveis (como botijões de gás) ou que coloquem em risco a segurança da população.
Quem descumprir a lei e realizar o serviço de mototáxi para esses tipos de transporte está sujeito a multa de R$ 1 mil. Quem for pego em reincidência, além de receber nova multa, terá a motocicleta apreendida.
Segundo Donato, o projeto de lei visando proibir o serviço de mototáxi leva em conta os riscos que esse tipo de transporte oferece em uma cidade do tamanho de São Paulo. Para ele, o serviço influencia na segurança do trânsito e aumenta o risco de acidente com vítimas.
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12º Honda Goldwing - R$ 119.900
A Goldwing tem motor seis cilindros opostos de 1.832 cm³ que gera 118 cv a 5.500 rpm e 17 mkgf a 4.000 rpm.
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11ª Yamaha V-Max - R$ 130 mil
A Power Cruiser V-Max tem motor quatro cilindros e V de 1.679 cm³ que gera 200 cv a 9.000 rpm e 17 mkgf a 6.500 rpm. O câmbio é de seis marchas
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10ª BMW K 1600 GTL - R$ 131.200
A Touring da BMW tem motor seis cilindros em linha de 1.649 cm³ que entrega 160 cv a 7.750 rpm e 17,8 mkgf a 5.250 rpm. Seu câmbio é seis marchas
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9ª Harley-Davidson CVO Street Glide - R$ 140.900
A CVO Street Glide tem motor V2 da linha Milwaukee-Eight de 1.868 cm³ que entrega 16,6 mkgf a 3.250 rpm. Seu câmbio é de seis marchas. Em relação Street Glide normal tem pintura exclusiva, acessórios como pedaleiras e manetes diferenciados, além de escape e filtro de ar esportivo
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8ª Kawasaki H2 - R$ 154 mil
A H2 é a versão de rua da H2R. A diferença está no ajuste do motor quatro cilindros em linha de 998 cm³, que na H2 entrega até 205 cv a 11.000 rpm e 13,6 mkgf a 10.500 rpm. O câmbio é de seis marchas
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7ª BMW K 1600 GTL Exclusive - R$ 154.900
A Touring da BMW tem motor seis cilindros em linha de 1.649 cm³ que entrega 160 cv a 7.750 rpm e 17,8 mkgf a 5.250 rpm. Seu câmbio é seis marchas. Em relação a GTL convencional, ela tem itens extras, como faróis auxiliares de LEDs, apoios para os braços do garupa, partida sem chave, entre outros.
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6ª Harley-Davidson CVO Limited - R$ 157.300
A CVO Limited é o modelo mais caro da Harley no Brasil. Seu motor é o V2 de 1.868 cm³ com 16,6 mkgf a 3.250 rpm (a marca não divulga potência). O câmbio é de seis marchas
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5ª Ducati Panigale 1199 R - R$ 159.900
A única versão ainda existente da Panigale 1199 é a base para a moto do Mundial de Superbike. O motor quatro cilindros de 1.198 cm³ gera 205 cv a 11.500 rpm e 13,8 mkgf a 10.250 rpm. O câmbio é de seis marchas
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4ª Kawasaki H2 Carbon - R$ 164 mil
A versão Carbon da Kawasaki H2 se diferencia por ter parte da carenagem de fibra de carbono, como na versão de pista H2R. Seu motor quatro cilindros em linha de 998 cm³ rende 205 cv a 11.000 rpm e 13,6 mkgf a 10.500 rpm como na H2 "normal". O câmbio é de seis marchas
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3º Yamaha R1M - R$ 169.990
A Yamaha R1M é a versão mais completa nesa nova geração. Seu motor quatro cilindros entrega 200 cv a 13.500 rpm e 11,4 mkgf a 11.500 rpm. Seu câmbio é de seis marchas e ela tem suspensões eletrônicas semi-ativas, muita eletrônica e até conexão Bluetooth para ajustes
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2º Kawasaki H2R - R$ 357 mil
A H2R é a versão de pista da H2. Ela não traz setas, suporte de placa ou retrovisores. Além disso, o motor quatro cilindros em linha de 998 cm³ com compressor foi ajustado para entregar 310 cv a 14.000 rpm e 16,8 mkgf a 12.500 rpm. Seu câmbio é de seis marchas e ela é a moto mais potente em produção no mundo
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1ª Ducati 1299 Superleggera - R$ 550 mil
Com chassi e carenagem de fibra de carbono, a 1299 Superleggera tem motor dois cilindros de 1.285 cm³ que entrega 215 cv a 11.000 rpm e 14,9 mkgf a 9.000 rpm. Seu câmbio é de seis marchas, é 23,5 kg mais leve que a 1299 Panigale e tem uma série de modificações para se tornar a esportiva topo de linha da marca. Ela terá apenas 500 unidades mundialmente e três para o Brasil
Lei federal para mototáxi
Há uma lei federal que regulamentou a atividade de mototaxista. Porém, a constituição dá aos municípios competência para legislar sobre assuntos que sejam de “interesse local”.
No caso, as peculiaridades do serviço de mototáxi para transporte de passageiros sobre moto se encaixa na regra.
Cegonheiros
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta quarta-feira o aumento das medidas das carrocerias dos caminhões do tipo “cegonha”. Esses modelos fazem o transporte de veículos.
O comprimento máximo agora é de 23 metros. São 60 centímetros a mais que o permitido anteriormente. Já a distância entre os eixos aumentou para 18 metros.
A medida não deverá trazer risco à segurança nem prejudicar o fluxo de caminhões na estrada, segundo os órgãos de trânsito. Além disso, foi feita, entre outras razões, porque as dimensões dos carros transportados aumentaram nos últimos anos.
Outro objetivo da medida é reduzir os custos do transporte de veículos e componentes automotivos.