07/08/2010 - 4 minutos de leitura.

Moto ralizeira com tração 2×2

O Rally dos Sertões terá 70 modelos na categoria das motocicletas, mas apenas um com tração nas duas rodas. Trata-se de uma Honda CRF 450X, do piloto Vicente De Benedictis Neto, que é equipada com um sistema que entrega 1 cv para a roda dianteira

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Marcelo Fenerich

A 18ª edição do Rally dos Sertões, que começa na próxima terça-feira em Goiânia (GO), terá 70 modelos na categoria das motocicletas, mas apenas um com tração nas duas rodas.

A máquina diferenciada será conduzida pelo piloto Vicente De Benedictis Neto. Trata-se de uma Honda CRF 450X de competição equipada com um sistema mecânico que entrega cerca de 1 cv de potência para a roda dianteira por meio de correntes e diferenciais.

Continua depois do anúncio

De acordo com ele, a ideia de competir com uma moto 2×2 surgiu a partir do convite feito por Steve Christini, norte-americano criador do sistema.

“O kit, que custa US$ 4.995 (pouco menos de R$ 9 mil), mais despesas de envio e impostos, pode ser comprado diretamente no site da empresa (www.christini.com). Há quatro adaptadores para a tração, tanque de gasolina, roda dianteira e suspensões”, diz Neto.


Com a tração 2×2, a moto patina menos em pisos pouco aderentes, como lama, areia e alagados. Nos trechos rápidos, mais comuns nos ralis, o sistema permite ganhar tempo nas curvas, pois proporciona uma aceleração precoce. A CRF fica mais lenta no meio da curva, mas melhora nas retomadas.

Comparada ao modelo original, além do sistema de tração (que pesa aproximadamente seis quilos), a moto preparada conta com todos os equipamentos necessários para a prática do rali. Entre eles estão roadbook (leitor de planilha), GPS, hodômetro e tanque de combustível maior, com capacidade para 25 litros.

“O modelo vem com suspensões da marca Showa. Mas, para melhorar o desempenho, elas foram trocadas por outras da Ohlins”, conta De Benedicts. Na frente o curso é de 315mm e atrás, de 315mm.


Já o disco do freio dianteiro, com 240mm, foi substituído por outro de 300mm. “Também aumentei o ângulo de cáster para deixar a moto mais estável em altas velocidades.”

Sobre a expectativa para o Sertões, o piloto – que competirá na categoria principal, Super Production – conta que pretende terminar entre os cinco primeiros. “Nossa equipe (seu companheiro é Carlos Ambrósio) é composta por dois motorhomes, duas picapes de apoio, fisioterapeuta e nutricionista, tudo em busca do melhor resultado na prova.”


Notícias relacionadas

Notícias

Nova Sahara 300 mostra evolução das motos aventureiras da Honda 

Notícias

Projeto de Lei quer proibir circulação de motos nos corredores

Notícias

Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir, aponta estudo

Notícias

Placa Mercosul não resolveu casos de clonagem; veja como identificar

OFERTAS 0KM
De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Parcelas mensais a partir de R$ 2.759 no plano de 36 meses com 500 km mensais.

VW Signature T-Cross VW Sign&Drive

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

VER TODAS AS OFERTAS