O personagem de Arnold Schwarzenegger em “O Exterminador do Futuro 2” certamente daria um jeito de voltar se soubesse que a atual Fat Boy seria tão melhor que a primeira, utilizada no filme há 28 anos. A nova geração da Harley-Davidson, montada em Manaus, tem motor 114 e tabela de R$ 76.480.
Uma moto como a das fotos desta página, com pintura em dois tons, custa R$ 77.730. Há também um kit com encosto para garupa e rack para carga, que sai a R$ 4.038. Com ele, a moto chega a R$ 81.768.
Toda nova, a Harley-Davidson Fat Boy traz as mudanças que foram implementadas a toda a linha Softail: chassi 15 kg mais leve e suspensão traseira monochoque escondida (com ajuste por um seletor na lateral direita).
Continua depois do anúncioNa dianteira, há garfos Showa, que usam uma válvula de dupla vazão na passagem de óleo – para controlar a velocidade de compressão e retorno das molas. A velocidade do trabalho é alterada pela necessidade de amortecimento exigido pelo tipo de piso. Isso melhorou sensivelmente a absorção de impactos, apesar do curso curto (130 mm).
No visual, a moto está mais moderna, mas sem abrir mão de detalhes tradicionais. Os formatos de tanque e guidom foram mantidos. O farol redondo ganhou moldura quadrada e agora tem luzes de LEDs. As rodas, que antes tinham furos nas extremidades, trazem apenas chanfros.
EM MOVIMENTO
O novo V2 rende 16,1 mkgf de torque (a Harley não divulga dados de potência), que ficam disponíveis desde as rotações mais baixas. O ponto forte desse motor, comparado ao anterior, é a redução do nível de vibração, graças à introdução de dois balancins. O calor que chegava às pernas do piloto também foi amenizado na moto renovada.
Nesse caso, a melhoria foi obtida graças ao arrefecimento misto com óleo no cabeçote. Esse componente, aliás, agora tem quatro válvulas, ante as duas do modelo anterior. Isso deixou o funcionamento do motor mais suave e melhorou as acelerações.
O câmbio de seis marchas tem engates longos e imprecisos. Já o novo chassi deixou a moto mais estável e equilibrada nas curvas. Ela até poderia estar mais ágil nas mudanças de direção se não fossem os pneus mais largos (240 mm atrás e 160 mm na frente). O formato do banco deixou a moto mais confortável para o piloto em longos trechos.
PRÓS E CONTRAS
PRÓS: MOTOR – Novo V2 rende mais que o antigo, vibra pouco e tem bom isolamento térmico.
CONTRAS: PNEUS – O chassi “emagreceu”, mas os pneus largos comprometem as respostas da moto.
FICHA TÉCNICA
Preço: R$ 77.730
Motor: 1.868 cm³, V2, gasolina
Torque (mkgf): 15,8 a 3.000 rpm
Câmbio: Seis marchas
Peso: 317 quilos
Tanque: 18,9 litros