A nova Kawasaki Ninja ZX-10R da linha 2022 estreou na manhã desta terça-feira (1º de junho) ao público brasileiro, e está à venda com valores próximos dos R$ 100 mil. A superesportiva terá duas variantes na edição de lançamento, com um total de 100 unidades.
Preços e versões da Kawasaki Ninja ZX-10R são os seguintes:
- Kawasaki Ninja ZX-10R 2022: R$ 97.990
Carenagem na cor preta (“Flat Ebony”), com detalhes em verde e branco.
- Kawasaki Ninja KRT Edition: R$ 99.990
Carenagem no padrão da equipe de competição da Kawasaki no Mundial de Superbike, na cor verde (“Lime Green”), com detalhes em preto, vermelho e branco.
Kawasaki Ninja ZX-10R traz presente
De acordo com a Kawasaki, os primeiros 100 compradores receberão, além do grafismo exclusivo das motos, uma “caixa de boas-vindas” (carta, manual da moto, chave reserva, pendrive explicativo e placa comemorativa).
Assim como a caixa, também faz parte do kit um capacete GTE2, desenvolvido da parceria entre Kawasaki e Shoei, pintado em preto e grafite, com faixa verde e detalhe de trama dourada. Exclusivo, não estará disponível para compra no Brasil após o lote inicial.
Deste modo, é bom lembrar que o preço de lançamento inclui frete grátis para todo o país. Por outro lado, nos EUA, onde a moto já está à venda, o preço das edições variam de US$ 16.700 a US$ 17.700 (cerca de R$ 86 mil a R$ 91.200, na conversão direta).
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seEquipamentos e novidades
Representantes da Kawasaki do Brasil fizeram questão de ressaltar que a supermoto apresenta, portanto, avanços de desenvolvimento na linha 2022. A divisão de competição da Kawasaki desenvolveu o modelo e ressalta acertos de conjunto que foi sete vezes campeão do Mundial de Superbike.
Assim, Vitor Gauber Rosinholi, chefe de marketing da marca, afirma que a Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 “entrega alto desempenho, por conta do conceito aerodinâmico com asas integradas e do acerto de suspensão e freios”. Da mesma forma, novidades de design e mecânica, bem como novos pneus “racing street” mais aderentes, para maior conforto ao rodar.
Como chassi está mais longo e suspensão tem molas mais rígidas, pilotagem acaba sendo mais estável e equilibrada. Ainda notamos os novos assentos, que dão mais conforto e melhor posição para pilotagem esportiva.
Em termos de mecânica, o motor tem 998 cm³, com refrigeração líquida, de quatro tempos e quatro cilindros em linha. Ainda que não a Kawasaki não tenha dito, os dados do motor são: 203 cv de potência (213 cv com RAM Air) a 13.200 rpm. E torque de 11,7 kgfm a 11.400 giros.
Agora, há nova embreagem deslizante para menor perda mecânica, nova relação de marchas, para maior aceleração e retomadas mais rápidas, nova disposição de tubos e catalizador no escape, para melhor desempenho e menos emissões (padrão Euro5).
Da mesma forma, é novo o radiador de óleo refrigerado a ar (item usado nos modelos do Mundial de Superbike). Com circuito independente, o componente ajuda a manter o motor na temperatura ideal.
Como é o visual da supermoto
Chassi, carenagem frontal, bolha, asas integradas, assento traseiro, painel e conjunto óptico foram remodelados na ZX-10R 2022. Por exemplo, o desenho frontal feito para priorizar o downforce — que empurra a dianteira da moto para o chão, melhorando o controle dinâmico em alta velocidade.
Guidão está 10 mm mais aberto e pedaleiras, posicionadas 5 mm acima, permitindo maior agressividade do condutor, mas também conferindo estilo mais esportivo ao conjunto.
Também podemos apontar que faróis, setas e lanternas remodelados agora são totalmente iluminados agora por LEDs, assim como cortados por entrada de ar, posicionada no centro da carenagem.
Da mesma forma, bolha ampliada em 40 milímetros dá maior proteção contra o vento. Ali também está o detalhe da “River Mark”, estampa permitida pela divisão esportiva Kawasaki, atestando o trabalho de preparação do modelo.
Bem como o painel digital, com tela TFT de 4,3 polegadas, nova iluminação e cores, e que permite conexão de smartphones via Bluetooth e interação com app “Rideology” para gravação de modos de condução. Dessa forma, o seletor permite definir quatro modos de pilotagem (“Rider”), além dos “Sport”, “Road” e “Rain”. Por fim, a lista contempla controles de velocidade de cruzeiro, de curvas, de tração, de largada e dos freios com ABS.