04/03/2015 - 7 minutos de leitura.

Nova Yamaha MT-09 desafia Kawasaki Z800

Recém lançada desafia Kawasaki Z800 em disputa de nakeds na faixa dos 800 cm³

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

As nakeds na casa dos 800 cm3 são a primeira opção para quem deseja um modelo com mais de 100 cv de potência. Nessa disputa, a recém-chegada Yamaha MT-09, que tem preço sugerido de R$ 35.990 (com ABS de série) encara a Kawasaki Z800, tabelada a R$ 33.390 sem o sistema de auxílio à frenagem, que aumenta o valor para R$ 36.390.

Com conjunto mais potente e moderno e cesta de peças e seguros mais baratos, a MT-09 superou a Z800 com facilidade. Some-se a isso o fato de, considerando os freios ABS, ela ficar mais barata que a rival.

Continua depois do anúncio

A Yamaha tem também posição de pilotar mais confortável, com guidom mais largo e o tanque mais fino, o que permite manter as pernas mais fechadas. Já a fixação das pedaleiras traz boa posição em ambas.

A Kawasaki sobressai no conforto oferecido ao piloto pelo banco, que é mais largo. O lugar do garupa é acessório em ambas. Na MT, não há nem alças para ele se segurar.

O painel da Kawasaki também oferece melhor leitura por ter mais espaço para projetar os dados que na MT-09.


Já no quesito estrutura, a Yamaha volta a se destacar. Com quadro de alumínio, ante o de aço da Kawasaki, ela é 40 quilos mais leve – seu peso total é de 191 quilos. Na pilotagem, isso se traduz em um conjunto mais ágil em mudanças de trajetória e que se sobrepõe na estrada ou na cidade sobre o oferecido pela Kawasaki. Ambas são feitas em Manaus.

NOVATA TEM MELHOR CONJUNTO

Além da ciclística mais acertada, o motor mais evoluído também está na Yamaha. Com 115 cv e 8,9 mkgf , o propulsor tem revestimento de cerâmica, que reduz o atrito entre as peças internas, aproveitando melhor a energia gerada.


O virabrequim da MT-09 é do tipo crossplane, o que a deixa com muito torque disponível em qualquer faixa de rotação e comportamento mais agressivo nas respostas que a a Z800, que tem 113 cv e 8,5 mkgf.

No modelo da Yamaha há três modos de condução: para chuva, normal ou esportivo, que podem suavizá-la ou deixá-la mais agressiva ao alterar a abertura da borboleta. A Z800 não traz esse aparato de controle eletrônico.

No câmbio, há empate entre as motos, que apresentam engates justos e curtos. Ambas oferecem boas suspensões, com ajuste apenas de pré-carga e retorno, mas sem de compressão. Apesar disso, a vantagem vai para a da Yamaha, que tem mais curso na dianteira – são 137 mm, ante os 130 mm -, se ajustando melhor a imperfeições no piso.


A Z800 tem freios com discos duplos de 310 mm na frente e simples de 250 mm atrás, ante os 298 mm e 245 mm da Yamaha. Ambas contam com grande poder de frenagem, mas na Kawasaki o funcionamento é mais progressivo, além de o sistema ABS entrar mais tarde e ser mais comedido.

ÀS VEZES O BOM SAI MAIS BARATO

O discurso de que o “barato sai caro” não coube neste comparativo. Por mais que o valor inicial da Z800 seja menor, a MT-09 com ABS de série (que será obrigatório a partir de 2016) é mais em conta que a Kawasaki caso o comprador opte por instalar o equipamento.


Divertida e agressiva, a MT-09 também sabe ser comedida quando é preciso. Isso graças aos sistemas que alteram o modo de condução, trazidos apenas por ela. Além disso, seu visual chama mais a atenção nas ruas.

O projeto da Z800, que é basicamente uma atualização da antiga Z750, está defasado e a moto tem comportamento dinâmico muito abaixo da concorrente.

E os quase R$ 2.500 a mais na cesta de peças Kawasaki? Este é outro fator que faz com que a moto perca muitos pontos na hora da escolha.


Yamaha MT-09

Prós

Trem de força.Motor potente tem muito torque em qualquer rotação; câmbio traz engates fáceis.


Contras

Painel.Moderno, o painel peca pelo espaço reduzido para projetar os dados.

Kawasaki Z800


Prós

Freios.Com acionamento maisprogressivo, conta também com ABS menos intrusivo.

Contras


Ciclística. O quadro de aço da Z800 dá peso extra ao conjunto, além de deixá-la menos ágil.

Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Notícias

Nova Sahara 300 mostra evolução das motos aventureiras da Honda 

Notícias

Projeto de Lei quer proibir circulação de motos nos corredores

Notícias

Brasil é o segundo pior país do mundo para se dirigir, aponta estudo

Notícias

Placa Mercosul não resolveu casos de clonagem; veja como identificar

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

VER TODAS AS OFERTAS