O mercado brasileiro de motos registrou 110.493 unidades emplacadas em janeiro de 2023. Assim, começa o ano com um crescimento de 23,2% na comparação com janeiro de 2022, que teve 89.665 emplacamentos. Os números são da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País. A liderança, como de praxe, é da Honda. A japonesa tem o modelo mais vendido (a popular CG), bem como é marca favorita dos consumidores locais.
Janeiro costuma ser mais fraco em vendas que dezembro. Por isso, registrou queda de 16,4% na comparação com o último mês de 2022, que teve 132.128 emplacamentos de motos no País. A Honda domina o pódio com a CG 160 e é a primeira do ranking. Com preço a partir de R$ 13.280 (configuração Start), a moto responde por mais de 60% do segmento de urbanas. Isso porque vendeu menos que em dezembro, quando superou 36 mil unidades.
Na sequência, vêm Biz e Bros NXR 160, também da Honda e com, respectivamente, segundo e terceiro lugares. Na sequência, em quarto lugar, está a Honda Pop. No entanto, a novata Mottu já garantiu seu lugar no top five. O modelo Sport 110i emplacou 4.444 unidades, quebrando assim a hegemonia da fabricante japonesa. Mas cabe salientar que a marca não vende para o público. Os modelos (da fabricante indiana TVS) são para aluguel e entregas de delivery.
Confira abaixo o top 10 das motos mais vendidas do Brasil em janeiro:
- 1ª) Honda CG 160: 30.386
- 2ª) Honda Biz: 13.182
- 3ª) Honda NXR 160: 10.104
- 4ª) Honda Pop: 8.771
- 5ª) Mottu Sport 110i: 4.444
- 6ª) Yamaha XTZ 250: 3.548
- 7ª) Yamaha YBR 150: 3.392
- 8ª) Honda XRE 190: 3.027
- 9ª) Yamaha Fazer 250: 2.978
- 10ª) Yamaha Fazer 150: 2.790
Em relação às marcas, a princípio, a Honda lidera com 69,62% do mercado. Dessa forma, foram 76.923 unidades emplacadas em janeiro. Na sequência, Yamaha (21.552) e Mottu (4.444) fecham o pódio com, respectivamente, 19,5% e 4% de participação. Veja as cinco mais bem colocadas: