As discussões em torno do carro elétrico em comparação ao veículo com motor a combustão envolvem os seguintes aspectos: emissão de dióxido de carbono (CO2), desempenho, bem como eficiência energética.
Conforme Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), a migração do carro com motor a combustão para o elétrico está cada vez mais pautada na questão das emissões de poluentes.
“Além disso, a tecnologia elétrica consegue apresentar rendimento superior. Também entrega torque e potência em rotações mais baixas”, diz. Assim, o sistema elétrico proporciona um powertrain mais compacto e desempenho expressivo de alta aceleração, assemelhando-se a um modelo esportivo.
Emissão na produção do carro elétrico
As montadoras têm três responsabilidades sobre as emissões. Primeiramente, aquela vinculada à compra de energia elétrica necessária para a operação da empresa.
Depois, a provocada pela cadeia de fornecedores e consumidores. Finalmente, as decorrentes das próprias atividades, como o consumo de combustível dos veículos da frota.
Segundo um estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), a produção de carros elétricos pode gerar emissões significativas de gases de efeito estufa. Especialmente na extração do lítio, usado nas baterias.
A jornada da matéria-prima ao produto final é longa, pois perpassa mineração, processamento, transporte e fabricação. Com isso, os carros elétricos consomem muita energia e emitem dióxido de carbono (CO2).
Mesmo assim, a produção é cada vez mais sustentável. Novas tecnologias e pesquisas estão reduzindo os impactos ambientais, bem como o custo de produção. “A possibilidade de reciclagem dos materiais que compõem a bateria reduz a necessidade de extração dos minerais”, afirma Delatore.
Ciclo de vida do carro elétrico
O ICCT examinou o ciclo de vida de modelos elétricos e convencionais e constatou que os movidos a bateria emitem menos da metade dos gases de efeito estufa durante toda a sua vida útil.
Então, se por um lado a criação de um carro elétrico envolve emissões, por outro, isso é compensado futuramente. Pois o tempo de produção é bem inferior ao período ativo nas ruas. Ou seja, a dívida de pegada de carbono é menor em comparação à dos carros convencionais.
Eficiência energética
Os carros elétricos são conhecidos por proporcionar torque instantâneo. Essa resposta ágil não apenas oferece experiência de condução empolgante como também é vantajosa para manobras de ultrapassagem.
“Os avanços na tecnologia de motores elétricos permitem que alguns modelos alcancem velocidades surpreendentes”, diz o docente. Além do mais, o carro elétrico é altamente eficiente em movimento, consumindo cerca de 90% da eficiência energética disponível. Modelos a combustão aproveitam apenas de 30% a 40%. O resto se perde em calor, levando ao aquecimento do motor.
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