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Design dos carros elétricos começa a influenciar desejo do consumidor

Com desenhos disruptivos, os veículos movidos a bateria atraem o interesse dos motoristas

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07 de jun, 2024 · 4 minutos de leitura.

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O segmento dos carros elétricos está vivendo uma espécie de “efeito BYD”. O design disruptivo dos modelos da marca chinesa, principal fabricante de veículos elétricos do mundo, está atraindo o interesse dos consumidores.

Além de ser benéfica para diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, a nova tecnologia está permitindo que as montadoras criem desenhos mais ousados para seus automóveis.

“Depois que a eletrificação se tornar um sistema comum, os carros vão ganhar aparências cada vez mais distintas, e isso é um chamariz para o consumidor”, afirma Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Nem todas as montadoras estão nesse caminho, mas uma parcela significativa delas está.”

A razão para essa ousadia é que as versões elétricas não dependem de uma série de componentes presentes nos carros a combustão. Por exemplo: motor, tanque de combustível, radiador, transmissão, bem como escapamento. Assim, com um número bem menor de peças, os centros de estilos das marcas podem desenvolver mais a criatividade.

Ao mesmo tempo, os carros elétricos possuem o chamado “skate” – piso plano e unificado que recebe a bateria e os motores. “Isso funciona como base para projetos cada vez mais criativos, que rompem com a imagem que temos hoje de um carro”, diz Delatore.

Preocupação ambiental e design

Segundo uma pesquisa da consultoria Ernst & Young, o que determina a compra de um carro elétrico é a preocupação ambiental. Contudo, a maioria das 13 mil pessoas entrevistadas também destacou que o design importa. 

Nesse aspecto, o divisor de águas no Brasil tem nome: BYD Dolphin. Como se não bastasse o seu preço competitivo (R$ 150 mil) para o tanto de tecnologia que ele oferece, o design desse modelo é um dos maiores trunfos apontados pelo consumidor.

Para Maximilian Missoni, chefe de design da Polestar, marca que pertence à Volvo, a mudança de design reforça a percepção que os motoristas têm do próprio carro.

“O carro potente, que queimava combustível e emitia um gás quente, está associado a certa sensação de perigo”, explica. Com a eletrificação, esse componente deixou de existir. Mas a mudança de design não significa adoção de estilos rebuscados. Ao contrário: as marcas estão optando por linhas limpas. Um exemplo está na grade dianteira, mais lisa. Isso ocorre porque a bateria requer menos resfriamento do que um motor convencional.

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