Carros de direita e de esquerda

Na disputa entre direita e esquerda, capitalismo ou comunismo, na indústria automotiva, o capitalismo venceu de lavada. Veja modelos bem interessantes dos dois lados que nunca rodaram no Brasil

UAZ-452 Crédito: Crédito: UAZ

A polarização política entre esquerda e direita vai ganhando força com a chegada das eleições. No
mundo dos carros, ela não chegou a acontecer, já que a indústria automotiva Russa (ou soiviética)
nunca sequer chegou perto de fazer cócegas nas vendas das marcas norte-americanas – aqui para usar
os dois principais pólos da disputa, o comunismo e o capitalismo.

Muitos dos clássicos soviéticos não cruzaram o mundo e nem vieram parar no Brasil. Com os modelos
americanos foi diferente, mas mesmo com eles, muitas preciosidades ficaram de fora do nosso mercado
a permanecem até hoje.

É o caso de toda a nova linha da Cadillac. Belos, modernos e sempre alvo de boas críticas, os
modelos atuais da tradicional marca americana abusam de um design cheio de vincos e cortes e possuem
luxo comparável ao dos modelos alemães. Um bom exemplo é o impactante CTS-V, lançado em 2016. Isso
sem falar no gigantesco SUV Escalade, sonho de consumo instantâneo de todo mundo que viaja para o
EUA e curte o segmento dos utilitários.

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Lincoln MKZ

A Lincoln também tem alguns modelos bem interessantes, dentre eles, das novas gerações, o MKZ de 2013, um sedã com estilo bem à frente de seu tempo. Isso sem falar, claro, nos Dodge Viper e Challenger STR Hellcat, este último com um poderoso V8 de 808 cv.


Carros de esquerda não fizeram sucesso mundial

Do lado vermelho, nada muito atual para ser lembrado, a não ser o Niva, ainda em produção pela Lada e chamado apenas de 4×4 lá, pois a marca vendeu o direito do nome para a Chevrolet. Porém, há muita coisa do passado bem interessante, como a Kombi soviética, a UAZ-452. A UAZ (Ulyanovsky Avtomobilny Zavod) começou a produzir o carro em 1965 com motor dianteiro e tração 4×4. Foi usada em diversas variações de carga e passageiros, e até em missão no Ártico como ambulância.

O GAZ-21 Volga foi outro que se destacou no mercado local. Era o carro de luxo soviético, o primeiro a usar o nome Volga. Para se ter ideia de seu prestígio, foi o modelo oferecido ao astronauta Yuri Gagarin após seu pioneiro voo no espaço em 1961. Fora isso, ele tinha uma interessante versão “badass” feita para a KGB, o serviço secreto soviético, com um V8 de 160 cv.


GAZ-21 Volga

Uma curiosidade que permeia esse assunto é que a primeira empresa contratada para fazer carros na
União Soviética, chamada por Stalin em 1929, foi a Ford. Como se diz em inglês: “show me the money”.

Veja mais: Como seriam os carros de hoje no século passado
Veja mais: detalhes da galeria

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