Fiat Toro vai ganhar motor 1.3 Turbo de 180 cv

Novo motor da Fiat vai estrear na picape Toro e vai tirar o manco 1.8 Flex de 139 cv de linha e o 2.4 Tigershark ao mesmo tempo

Fiat Toro Crédito: Crédito: Fiat/Divulgação

A Fiat sempre foi ousada no mercado brasileiro. Lançou as versões Adventure de seus carros (até do Doblo), está sempre com séries esportivas enfeitadas e criou a Toro, uma quebra de paradigma no mercado. E é justamente a picape que será alvo agora de outra ousadia da marca. Segundo a revista Quatro Rodas, o modelo será o primeiro Fiat brasileiro a receber o motor 1.3 Turbo Flex Firefly.

Colocar seu primeiro motor turbo de baixa litragem em seu modelo mais pesado não parece ser a estratégia mais coerente. Mas há outros dados que renegam isso. Este 1.3 vai gerar cerca de 180 cv e 27,5 mkgf, bem mais que os 139 cv e 19,3 mkgf do manco 1.8 que equipa o carro hoje.

Continua depois do anúncio

15 carros com consumo de combustível muito alto

Veja mais: detalhes da galeria

E este 1.3 turbo conseguirá matar também o 2.4 Tigershark que gera 186 cv. Ou seja, haverá uma economia de escala muito significativa e que faz todo sentido em tempos de enxugamento de custos. Fora isso, a intenção de colocar este motor primeiro na Toro, segundo fonte ouvida pelo repórter José Antonio Leme, e não no Jeep Renegade, como era especulado até então, é a diferença de volume. Como a Toro tem menos unidades vendidas, fica melhor para ajustar o pós-venda e a escala de produção.

Mas logo depois este motor chegará ao Renegade e até ao Compass. Porque não fará sentido algum manter o 2.0 Tigershark de 166 cv tendo um 1.3 Turbo mais moderno e mais potente. Do ponto de vista de mercado, ter apenas um motor para equipar três carros que são sucesso de venda é o sonho hoje de qualquer fabricante de automóveis.

Viu algum carro camuflado ou algum segredo? Manda para mim no diego.ortiz@estadao.com que eu publico aqui!


Os carros mais vendidos em fevereiro

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio