Ford, três mil não são três centavos!

Ford EcoSport, que chamava atenção pelo custo/benefício, ganha aumento de preço repentino

Novo Ford EcoSport 2018 Crédito: Crédito: Ford

A Ford lançou o novo EcoSport há pouco mais de dois meses. O modelo teve uma ampla evolução por dentro, dando adeus a um acabamento que não condizia com as pretensões do carro, e ganhou boas melhorias nos motores (o 1.5 Flex de até 137 cv é ótimo) e suspensões. Com isso, o suvizinho ficou bom de dirigir e, com um preço bem competitivo perante os concorrentes, acabou ganhando comparativos.

Vejam que, comercialmente, a estratégia também deu certo. Em janeiro deste ano o Eco foi parar em 1.661 garagens. No último mês, esse número saltou para 3.159 unidades. Diante do sucesso, a Ford enxergou uma possibilidade de lucro maior e, como quase toda empresa brasileira, resolveu apostar no lucro unitário. O resultado disso é um aumento de R$ 3 mil no preço básico do carro, da versão SE 1.5. Era R$ 73.990 e agora vai a R$ 76.990. A mesma versão automática teve um aumento de R$ 4 mil (R$ 82.990). Na que mais vende, segundo a marca, a Freestyle 1.5 manual, a elevação foi de mil reais, passando a R$ 82.490.

Esse aumento substancial logo após o lançamento do carro, além de estranho, tira a maior vantagem dele, a sua relação custo/benefício. O EcoSport não tem mais a fama de antes, não é o modelo mais desejado do segmento e, mais do que isso, briga agora com carros de marcas que oferecem mais status na garagem do que a Ford, como a Honda e a Jeep.

Continua depois do anúncio

Não sou da área de exatas e não conseguiria saber se vale a pena financeiramente para a Ford perder vendas, mas lucrar mais em cada carro. Entram nessa equação de acréscimo ainda a rede e outras variantes. Mas é muito difícil que a marca consiga vender mais com esse aumento de preço. E mais do que descer no ranking de vendas, esse aumento é noticiado para todo mundo. Você mesmo está lendo sobre isso agora aqui. Um arranhão na imagem com um aumento de preço tão cedo pode demorar a cicatrizar.

Veja abaixo os novos preços do Eco:

Novo EcoSport 1.5 SE MT 2018: de R$ 73.990 para R$ 76.990
Novo EcoSport 1.5 SE AT 2018: de R$ 78.990 para R$ 82.990
Novo EcoSport 1.5 FreeStyle MT 2018: de R$ 81.490 para R$ 82.490
Novo EcoSport 1.5 FreeStyle AT 2018: de R$ 86.490 para R$ 88.490
Novo EcoSport 2.0 Titanium AT 2018: de R$ 93.990 para R$ 95.890


Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio