Uber quer que as pessoas vendam seus carros

Nova campanha publicitária do Uber foca nos altos custos de se ter um carro no Brasil

Ter o carro próprio ou andar no banco detrás? E-Investidor responde a questão Crédito: Uber/Divulgação

Para o Uber, ter um carro faz não sentido. Pelo menos este é o foco da nova campanha publicitária do aplicativo de transporte, que sugere que as pessoas os vendam. Até um site chamado pesodoseucarro foi criado para que as usuários calculem quanto ter um veículo pesa no orçamento.

O cálculo leva em conta diferentes variáveis, como o valor do carro, a distância percorrida diariamente, gastos com manutenção, seguro, IPVA e combustível. É envolvido até o aspecto emocional da coisa.

Leia mais:

Continua depois do anúncio

Instagram: @dicopr

Na ponta do lápis, fica mesmo difícil defender o carro como meio de tranporte. A desvalorização é grande, o preço de aquisição é muito alto e o do combustível também. Isso sem falar nos juros das prestações e seguro cada vez mais alto por conta da situação caótica de segurança das grandes cidades brasileiras.

Veja mais: Carros que devem chegar e fazer sucesso no Brasil


Veja mais: detalhes da galeria

Mas há o conforto também. De pegar o carro a hora que quiser e ir para qualquer lugar sem calcular nada. De pode pingar em mil lugares diferentes sem ter que dar bom dia para 10 motoristas distintos. Poder dar aquele beijo animado esperando o semáforo abrir sem ter ninguém olhando pelo retrovisor. Todos aspectos emocionais, confesso, mas como eu disse, não há mais razão em se ter um carro. Financeira não.

Vendam seus carros. Ou não!

Mas será que a razão tem mesmo que vencer sempre. Para o Uber, parabéns, a campanha é brilhante e fez até eu, um apaixonado por carros, refletir sobre o assunto. Eu não vejo o carro como um mero meio de transporte, nem nunca verei. Mas sou cada vez mais exceção. Se você, assim como o Uber, acha que as pessoas não precisam mais ter carros, venda mesmo, faça as contas e venda. Será vantajoso para você. Já eu vou gostar de rodar nas ruas cada vez mais vazias, cheias de carros compartilhados.

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio